Ir para o conteúdo
Casa Brasil Múcio acompanha seleção de alistamento militar feminino voluntário em Brasília
Brasil

Múcio acompanha seleção de alistamento militar feminino voluntário em Brasília

Compartilhar
Compartilhar

As forças Armadas têm 1.465 vagas para voluntárias, sendo 1.010 do Exército, 155 da Marinha e 300 da Aeronáutica. O processo de inscrições segue aberto até o dia 30 de junho

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou nesta terça-feira (20/5) o Centro de Seleção das Forças Armadas, em Brasília, para acompanhar de perto a Seleção Geral do Alistamento Militar Feminino Voluntário. A iniciativa histórica, lançada em 1º de janeiro deste ano, abriu pela primeira vez a possibilidade de incorporação de mulheres como soldado ou marinheiro-recruta nas três Forças Armadas do país.

Durante a visita, o ministro acompanhou as etapas do processo de seleção. “O Brasil hoje já tem 10% de mulheres efetivas nas Forças Armadas. São oficiais, médicos, dentistas, engajados nas três Forças. A média da América do Sul é essa”, afirmou Múcio.

De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 30 mil jovens de todas as regiões do Brasil já se inscreveram. Ao todo, são oferecidas 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exército Brasileiro, 155 para a Marinha do Brasil e 300 para a Força Aérea Brasileira, distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. O processo de inscrições segue aberto até o dia 30 de junho.

As candidatas selecionadas serão incorporadas com os mesmos direitos e deveres dos homens, ocupando a graduação de soldado (no Exército e na Aeronáutica) ou de marinheiro-recruta (na Marinha).

Segundo o ministério, a realização do alistamento feminino voluntário representa um avanço na política de inclusão das Forças Armadas, em consonância com os princípios de igualdade de oportunidades e modernização das estruturas militares brasileiras.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra...

STF retoma julgamento da trama golpista

Após intervalo para almoço, os integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal...

PF apreende carros de luxo do “Careca do INSS” em Brasília

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra Antonio Carlos...

Idade mínima para fazer bariátrica é reduzida; veja novas regras

Conselho Federal de Medicina publicou nova resolução nesta terça-feira (20/5) O Conselho...