As forças Armadas têm 1.465 vagas para voluntárias, sendo 1.010 do Exército, 155 da Marinha e 300 da Aeronáutica. O processo de inscrições segue aberto até o dia 30 de junho
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou nesta terça-feira (20/5) o Centro de Seleção das Forças Armadas, em Brasília, para acompanhar de perto a Seleção Geral do Alistamento Militar Feminino Voluntário. A iniciativa histórica, lançada em 1º de janeiro deste ano, abriu pela primeira vez a possibilidade de incorporação de mulheres como soldado ou marinheiro-recruta nas três Forças Armadas do país.
Durante a visita, o ministro acompanhou as etapas do processo de seleção. “O Brasil hoje já tem 10% de mulheres efetivas nas Forças Armadas. São oficiais, médicos, dentistas, engajados nas três Forças. A média da América do Sul é essa”, afirmou Múcio.
De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 30 mil jovens de todas as regiões do Brasil já se inscreveram. Ao todo, são oferecidas 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exército Brasileiro, 155 para a Marinha do Brasil e 300 para a Força Aérea Brasileira, distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. O processo de inscrições segue aberto até o dia 30 de junho.
As candidatas selecionadas serão incorporadas com os mesmos direitos e deveres dos homens, ocupando a graduação de soldado (no Exército e na Aeronáutica) ou de marinheiro-recruta (na Marinha).
Segundo o ministério, a realização do alistamento feminino voluntário representa um avanço na política de inclusão das Forças Armadas, em consonância com os princípios de igualdade de oportunidades e modernização das estruturas militares brasileiras.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante
- Capacitismo no dia a dia: atitudes comuns que impedem a inclusão de pessoas com deficiência
- PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
- Lula anuncia crédito para reformas e acesso a médicos especialistas
- STF retoma julgamento da trama golpista
Deixe um comentário