Políticos do DF decidem por apoio discreto às candidaturas no Entorno
Com a oficialização dos nomes dos candidatos para as eleições municipais de 2020, os diretórios dos partidos começam a se articular para definir os apoios às candidaturas. No caso do pleito no Entorno, as escolhas ainda acontecem de maneira tímida. A movimentação por parte de políticos que estão em fase de mandato começou discreta. Figuras como Ibaneis Rocha (MDB) e Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa e correligionário do governador, não devem sair às ruas de regiões vizinhas para fazer campanha. Ao menos não por enquanto.
O prazo para registro de candidatos terminou junto à Justiça Eleitoral. Por isso, interlocutores de partidos e políticos ouvidos pelo Correio acham o momento “muito preliminar” para listar possíveis nomes de concorrentes que contarão com apoio. Inicialmente, eles atuam em campanhas voltadas a todos os filiados que disputam uma vaga pela sigla. Esse direcionamento, contudo, vai mudar diante dos resultados de pesquisas, do envolvimento da população e de anúncios de posicionamento dos presidentes das legendas.
Em oito cidades goianas vizinhas do Distrito Federal e com os maiores números de habitantes entre os municípios do Entorno, predominaram candidaturas em siglas da direita e do centro. Nesses locais, partidos como PSL, MDB, Avante e PSC superaram a legenda do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Esse cenário vai na direção contrária dos números do estado, onde o Democratas ficou em primeiro lugar com a maior quantidade de candidatos inscritos, seguido pelo PP e pelo MDB.
A diretoria executiva do Democratas no DF se reuniu para definir as estratégias de campanha. Nesse sentido, os políticos da sigla seguirão as indicações de Caiado. Na Cidade Ocidental, por exemplo, o DEM formou coligação pela reeleição do prefeito Fábio Corrêa (PP).
Para tentar mais destaque nas eleições do Entorno, o PT aposta na mobilização dos cerca de 60 mil inscritos na sigla no DF. O partido anunciou a criação de um grupo composto por três dirigentes da regional distrital que cuidará da campanha dos candidatos petistas. Outros oito dirigentes se dividiram entre quatro coordenações — norte, sul, leste e oeste — para trabalhar na militância em municípios goianos que compõem a região vizinha à capital federal. A sigla quer nacionalizar a campanha estimulando todos os filiados a apoiar essas candidaturas, seja virtual, presencial ou financeiramente.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber