Bienal Internacional do Livro de Brasília reúne 100 expositores e 400 mil títulos
Com visitação gratuita, evento vai de 21 a 30 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade. Palestras, debates, lançamentos e shows fazem parte da programação.
Estudantes caminham entre os pavilhões da Bienal do Livro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília — Foto: Káthia Mello/G1
Considerada a maior feira literária do Centro-Oeste, a Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb) tem sua 5ª edição marcada para começar na sexta-feira (21). O evento, no Pavilhão do Parque da Cidade, vai até 30 de outubro e a entrada é de graça.
LEIA TAMBÉM:
- CCBB: exposição celebra 52 anos do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna
- KILOMBINHO: DF recebe festival de cinema negro
Após dois anos sem ocorrer, por causa da pandemia de Covid-19, a Bienal vai reunir 100 expositores – entre livrarias, distribuidoras e editoras de todo o país –, com exposição de 400 mil títulos. A expectativa da organização é que o evento literário movimente R$ 11 milhões.
O evento está dividido em seis eixos temáticos:
- Autores
- Mercado
- Música
- Histórias em Quadrinhos (HQs)
- Crianças
- Multimeios
Neste ano, com o tema “A transformação acontece aqui”, a bienal homenageia a escritora brasileira Miriam Alves, assistente social com quatro décadas dedicadas à literatura, e a mexicana Laura Esquivel, roteirista e escritora da obra “Como água para chocolate” – livro traduzido em 35 línguas, com 3,6 milhões de exemplares vendidos e adaptado ao cinema.
A feira literária ainda conta com seminários sobre educação e serviço social. Mesmo com entrada gratuita, para ter acesso aos debates, palestras sessões de autógrafos e de lançamentos de livros – com a presença de autores internacionais, nacionais e locais – é preciso acessar o site oficial da bienal para retirar o ingresso. A exceção são as pessoas com menos de 16 anos.
Histórias em quadrinhos
Tirirnha de Paulo Moreira — Foto: Facebook/Reprodução
A bienal também vai contar com uma programação dedicada às histórias em quadrinhos, com nove artistas que participam de bate-papos sobre suas trajetórias. Após as conversas, serão realizadas sessões de autógrafos.
Os debates são conduzidos pelo jornalista e curador de autores das HQs na bienal, Pedro Brandt. Confira os artistas convidados, temas e horários dos bate-papos:
Autores: Ilustralu (RN) e Paulo Moreira (PB)
- Tema: do local para o universal
- Quando: sábado (22)
- Horário: 15h
Autor: Mateus Santolouco (RS)
- Tema: Santa Tartaruga!
- Quando: domingo (23)
- Horário: 15h
Autor: André Dahmer (RJ)
- Tema: Falando de coisa séria, sem perder a ternura
- Quando: segunda-feira (24)
- Horário: 19h
Autor: Jefferson Costa (SP)
- Tema: Ancestralidade e HQ
- Quando: terça-feira (25)
- Horário: 19h
Autor: Zanzim (França)
- Tema: Pele de Zanzim
- Quando: quarta-feira (26)
- Horário: 19h
Autora: Fabiane Langona (RS)
- Tema: Cotidiano como matéria-prima
- Quando: quinta-feira (27)
- Horário: 19h
Autor: Fernando Gonsales (SP)
- Tema: HQ, humor e mundo animal
- Quando: sexta-feira (28)
- Horário: 18h
Autor: Lelis (MG)
- Tema: HQ diluída em aquarela
- Quando: sábado (29)
- Horário: 16h30
A programação da Bilb voltada para quadrinhos também conta, nos dias 22, 23 e 29, com uma Ala dos Artistas, espaço dedicado a talentos das HQs do Distrito Federal.
Nesses mesmos dias, de 10h30 às 14h30, a feira promove oficina de iniciação à serigrafia ministrada por Leandro Mello, realizador da feira de artes gráficas Motim.
Fonte: G1
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta