TRE-DF começa a lacrar as urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições
O processo ocorre até o dia 26 de outubro. O equipamento recebe as mídias com nomes de eleitores e candidatos aos cargos para então ser lacrada
(crédito: Júlia Eleutério/ CB/ DA Press)
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) começou a lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas na capital durante o segundo turno das eleições. O procedimento começou nesta quarta-feira (19/10) e será concluído até o dia 26 de outubro, quando os equipamentos serão colocados em caminhões para serem entregues nas seções eleitorais, já na sexta-feira (28/10).
Ao todo, 6.748 equipamentos serão utilizados no DF e outros 700 estão preparados para o caso de algum deles apresentar defeito. Na capital, existem 610 locais de votação e 34 mil pessoas trabalharão como mesários no próximo dia 30 de outubro, quando os eleitores elegerão o próximo presidente da República e governadores (no caso dos estados em que a decisão foi para o segundo turno). A votação começa às 8h e termina às 17h.
Já com as baterias carregadas, programas instalados e lacres colocados, as urnas terão as mídias referentes ao segundo turno instaladas, segundo o secretário de Tecnologia, Informação e Comunicação do TRE-DF, Andrey Bernardes. “O procedimento que vai acontecer é similar ao do primeiro turno. A gente não precisa instalar mais nenhum programa nas urnas eletrônicas. Hoje colocamos a mídia de resultado com arquivos de segundo turno”, explica.
Após a mídia ser inserida nos equipamentos, é feito um auto teste na urna eletrônica. “Os eleitores vão visualizar apenas os candidatos que estão competindo no segundo turno, no caso de Brasília, apenas os nomes para o cargo de presidente (Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL). A partir do momento que o auto teste é concluído, coloca-se um lacre na mídia de resultado e a urna fica pronta para ser usada”, detalha Andrey.
O presidente e desembargador do TRE-DF Roberval Belinati destaca que o voto é obrigatório no Brasil, mas acima disso votar significa compromisso com a pátria e com a construção do nosso país. “Nós apelamos a todos que votem, não percam essa oportunidade de escolher o próximo dirigente deste país”, ressaltou.
Preparação dos locais
Entre os dias 19 e 26 de outubro, as urnas irão receber as mídias referentes ao segundo turno com uma média de mil urnas preparadas por dia. Na quinta-feira (27/10), 41 caminhões contratados pelo TRE-DF vão ser carregados para que, no dia seguinte, os equipamentos sejam transportados para as seções eleitorais.
Na sexta-feira (28/10), o TRE-DF destacou que não haverá aula na rede pública e privada de ensino para facilitar a instalação das seções eleitorais nos locais de votação. Assim como ocorreu no turno anterior, no sábado (29/10), os mesários auxiliados por agentes eleitorais vão montar as sessões e deixar os locais prontos para o dia da eleição.
O transporte e distribuição das urnas para as seções eleitorais contará, novamente, com o apoio da Polícia Militar do DF. O TRE-DF informou que está gastando cerca de R$492 mil com a empresa contratada para fazer o transporte das urnas nos dois turnos.
Fonte: Correio Braziliense
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta