Ir para o conteúdo
Casa Feriado Mais de 80% das vítimas de trabalho análogo à escravidão são negras
Feriado

Mais de 80% das vítimas de trabalho análogo à escravidão são negras

Compartilhar
Compartilhar

Em 2023, quase 3,5 mil pessoas foram encontradas em condições análogas à escravidão

O primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares e à resistência negra contra a escravidão, evidencia a persistência do trabalho análogo à escravidão no Brasil. Em 2023, quase 3,5 mil pessoas foram encontradas em condições degradantes, e uma esmagadora maioria das vítimas são pessoas negras. 

Desde 1995, quando começaram os registros oficiais, mais de 12 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo, segundo dados da Campanha “De Olho Aberto para Não Virar Escravo”, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Os números revelam que trabalhadores negros, nordestinos e com baixa escolaridade estão entre os mais vulneráveis a essa prática. Entre 2016 e 2023, 82% dos resgatados se autodeclararam pretos ou pardos, com destaque para jovens homens entre 18 e 24 anos. Além disso, pelo menos 53% das vítimas resgatadas são da região Nordeste.

Os setores mais associados ao trabalho escravo também reforçam o peso do agronegócio na exploração. A pecuária lidera os casos acumulados, com 2.115 registros, seguida pelas lavouras (910) e carvoarias (501). Nos últimos dez anos, o trabalho escravo em lavouras superou os da pecuária, refletindo mudanças nas dinâmicas econômicas.

Os dados também mostram que, entre 2016 e 2023, 10.349 homens foram resgatados de condições análogas à escravidão, enquanto as mulheres somaram 972 vítimas. Dessas, 80% eram mulheres negras, o que evidencia as interseções entre gênero e raça na perpetuação dessa forma de exploração.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula celebra Páscoa com mensagem de união e solidariedade

Presidente destacou os ensinamentos de Jesus e pediu fraternidade no Brasil e...

Brasilienses e turistas aproveitam a Sexta-feira Santa no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília

Os dois espaços estão com acesso gratuito devido ao programa do GDF,...

GDF decreta ponto facultativo para administração pública no dia 17 de abril

Publicação no Diário Oficial do DF estabelece ponto facultativo no âmbito da...

GDF divulga calendário de feriados e pontos facultativos em 2025; confira

Ano terá 11 dias de feriados e oito dias de pontos facultativos...