Alerta Laranja: chuvas intensas, trovoadas e rajadas de vento marcam a terça
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê umidade relativa do ar entre 95% e 55%, o que favorece pancadas de chuvas. DF segue em estado de alerta
(crédito: Carlos Vieira/CB)
As chuvas intensas, rajadas de vento e trovoadas dos últimos dias devem se repetir nesta terça-feira (20/12) no DF. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação entre o aumento das temperaturas e os altos índices de umidade relativa do ar favorece o aparecimento das pancadas de chuvas no Distrito Federal. O meteorologista Heráclio Alves ressalta que o Centro-Oeste está em estado de alerta laranja.
“O alerta laranja do Inmet tende a permanecer nesta terça-feira, pois é uma forma que nós temos de chamar atenção das pessoas para as chuvas intensas. Além disso, podemos ter ventos intensos — de 60 a 100 km/h — risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, disse o profissional.
Por isso, quem deseja sair de casa deve preparar o guarda-chuva e o casaco. “A pessoa tem que se proteger quando estiver na rua. Não ficar embaixo de árvores, permanecer em locais fechados, como carro e casa, quando estiver trovejando e evitar ficar próximo de rede elétrica são algumas medidas”, afirmou Heráclio.
Com chuvas isoladas, os termômetros da cidade devem oscilar entre 18ºC e 29ºC, nas horas mais quentes (parte da tarde). Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 55%. O Correio separou alguns cuidados que o brasiliense deve tomar em relação às chuvas. Confira:
Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil / Correio Braziliense
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta