youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

‘Eu ainda não vi elementos para que o governador seja cassado, seja impichado, vamos investigar, a CPI vai servir para isso’, diz distrital Ricardo Vale sobre Ibaneis Rocha

By  |  0 Comments

“Eu espero que essas pessoas respondam na Justiça, sejam presas e nunca mais tente destruir e acabar com a democracia em nosso país”, diz o deputado distrital, Ricardo Vale (PT). Sua afirmação foi feita durante entrevista exclusiva ao TaguaCei, onde ele também comentou sobre os rumos a recém-criada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para investigar a invasão à sede dos três Poderes ocorrida no último dia 8 de janeiro, falou sobre como serão as políticas públicas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda informou que seu mandato será “popular, com o gabinete aberto”.

TaguaCei: Deputado, como o senhor avalia a instauração de uma CPI logo no início da nova Legislatura:

Ricardo Vale: A CPI foi criada de uma forma correta pela Casa. A Câmara não poderia se omitir de tentar ajudar o país, ajudar o judiciário a descobrir e punir os responsáveis por esses atentados e essa tentativa de golpe. Eu espero que essas pessoas respondam na Justiça, sejam presas e nunca mais tente destruir e acabar com a democracia em nosso país.

TC: O PT já escolheu quem representará o partido na CPI?

R.V.:  Sim, já escolhemos o deputado Chico Vigilante. A CPI é mais uma função da Casa que, além de legislar, também tem a função de fiscalizar e defender a democracia.

TC: Deputado, com sua experiência na vida pública, o senhor acha que o governador Ibaneis Rocha pode ter sido engado pelo ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres?

R.V.: A decisão do judiciário de afastar o governador por 90 dias foi uma iniciativa necessária. A gente não pode sair condenando o governador, mas foi um ato da Justiça, e a gente tem que entender a estratégica que a Justiça tem. Vamos investigar com muito cuidado, com muita cautela, a gente não pode punir as pessoas sem provas. Eu ainda não vi elementos para que o governador seja cassado, seja impichado, vamos investigar, a CPI vai servir para isso.

TC: O senhor não está isentando o governador, apenas está dizendo que ele precisa ser investigado antes que seja formada qualquer sentença, é isso?

R.V.: T0do mundo tem o direito de se defender, agora, que nós temos que investigar fundo, nós temos que investigar, não dá para a passar a mão na cabeça de ninguém. Eu tenho certeza que essa CPI vai a ser a CPI mais importante da Câmara Legislativa. Ninguém vai sair condenando ninguém só por questões políticas, tem que ter fatos, tem que ser coisa séria.

TC: Deputado, mudando um pouco de assunto, gostaria que o senhor falasse sobre o início deste seu mandato. Já é possível falar em projetos?  

R.V.: A nossa expectativa é de fazer um bom mandato, um mandato que vai ouvir muito a população de novo, vamos fazer muitas audiências públicas, vai ser um mandato popular, com o gabinete aberto. Por isso, toda demanda, proposta podem nos ser encaminhadas. Vamos apoiar todo segmento social para que a gente possa fazer um mandato bom e de uma certa forma conseguir cumprir os compromissos que nós fizemos com povo do DF.

TC: Por fim, deputado, gostaria que o senhor fizesse uma rápida avaliação de como está sendo esses primeiros dias do governo Lula. Já dá para ver que haverá mudanças?

R.V.: Os governos de Lula e Dilma (Rousseff) foram os governos que realmente olharam para as pessoas mais pobres do nosso país. E desta vez não vai ser diferente, vamos colocar o pobre no orçamento, porque quando você diminui a pobreza no país, todas as outras camadas da sociedade melhora.

Então, com esse governo não vai ser diferente. Vai ser um governo que vai olhar para os mais pobres. A tendência é que o Lula faça um governo de coalizão e que melhore as condições de vida do povo brasileiro.

Siga nossas redes sociais:

https://linktr.ee/jornaltaguacei

https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *