Ir para o conteúdo
Casa Trânsito Quantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal
Trânsito

Quantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal

Compartilhar
Compartilhar

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem percebido uma maior conscientização da população sobre os riscos de beber e dirigir. Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito têm notado um aumento no uso de outras opções de transporte por frequentadores de bares e baladas. Essa mudança de comportamento tem contribuído para a redução do número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool.

Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto, em 2023, foram registrados 26.422 flagrantes – uma redução de 21%. Os dados abrangem todas as autuações realizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito no Distrito Federal.

“É muito positivo que a população esteja mais consciente da gravidade de beber e dirigir, mas, infelizmente, o número de flagrantes ainda é alto. O tema tem sido amplamente abordado em nossas campanhas educativas, e estamos atuando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa. Além disso, estamos suspendendo a CNH dos infratores para retirá-los das ruas e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser populares, mas são fundamentais para a segurança”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.

Suspensão do direito de dirigir

Além das ações educativas e de fiscalização, o Detran-DF tem intensificado a instauração de processos de suspensão do direito de dirigir para condutores que infringem a legislação, como forma de prevenir acidentes. Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa por infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023, quando 2.592 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso.

Esse crescimento no número de suspensões está relacionado à implementação do sistema Sober, uma solução tecnológica abrangente que permite identificar condutores sujeitos à suspensão – seja por infrações que, por si só, preveem essa penalidade, seja por atingirem o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) previsto na legislação. O sistema também auxilia na criação, notificação e gestão de prazos dos processos de suspensão, tornando o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen) mais ágil e eficiente.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Produtos novos, mercadorias recém-lançadas no mundo da construção civil você encontra com facilidade nas lojas da Campeão da Construção. A loja, que sempre prezou por apresentar produtos e mercadorias que são mais atuais, começou este ano com muitas novidades. Isso porque a equipe de compras da Campeão da Construção acaba de chegar de São Paulo,…

  • Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Presidente Lula celebra vitória inédita do atleta, que conta com apoio do Bolsa Atleta há 15 anos. Programa é considerado peça-chave para o sucesso esportivo brasileiro O mesatenista Hugo Calderano conquistou, no domingo de Páscoa (20), o título de primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo…

  • Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais impacta trânsito no Eixo Monumental

Em razão da realização da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais,...

Detran-DF organizará o trânsito no Morro da Capelinha nesta sexta-feira (18)

Nesta sexta-feira (18), ocorre a tradicional encenação da Paixão de Cristo, no...

Acampamento Terra Livre: trânsito será alterado na Esplanada nesta terça-feira

Três vias da N1 serão reservadas, a partir das 9h, para o...

Respeito à faixa de pedestre no DF comemora 28 anos nesta terça (1º)

O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal...