youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lula lota Ginásio Regional de Ceilândia durante lançamento do Plano Juventude Negra Viva; ‘Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdades e nenhum tipo de discriminação’

By  |  0 Comments

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta manhã (21) na região administrativa Ceilândia para participar do lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) que busca, por meio de políticas públicas, desenvolver ações e estipular metas que beneficiem a juventude negra do país.

“Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdades e nenhum tipo de discriminação. O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto a conhecer, se revela todos os dias nos mais diversos ambientes”, disse Lula para uma plateia lotada no Ginásio Regional de Ceilândia.

O PJNV é composto por 200 ações e 43 metas específicas, divididas nos eixos de saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

O presidente, que foi recebido por uma juventude que gritava, “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, disse ainda que o plano preciso ser divulgado, principalmente pelos ministros, já que trata-se de um programa interministerial e conta com a presença de 18 pastas da gestão Lula. O plano foi articulado pelo Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, chefiada por Márcio Macêdo.

“Todos os dias, pessoas negras, crianças, jovens, adultos e idosos, são vítimas de múltiplas violações de direitos num contexto que vulnerabilidades que nós, poder público e sociedade, não podemos aceitar. Não podemos achar normal. Não podemos assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do país”, ressaltou Lula.

O PJNV foi construído coletivamente com a juventude negra durante a etapa das caravanas participativas, que passaram pelos 26 estados e o Distrito Federal realizando uma escuta ativa às principais demandas apresentadas.

 Estiveram presentes no evento os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Márcio Macêdo (Secretária-geral da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), André Fufuca (Esportes) e Margareth Menezes (Cultura). Além do ex-deputado federal Geraldo Magela (PT), dos deputados federais Érika Kokay (PT) e Reginaldo Veras (PV), e dos distritais Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT) e Max Maciel (Psol).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *