Toffoli anula todas as investigações e processos contra Marcelo Odebrecht na Lava Jato
Ministro do STF declarou a “nulidade absoluta de todos os atos processuais” contra Marcelo Odebrecht
Nesta terça-feira, 21, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os processos e investigações da Operação Lava Jato envolvendo o empresário Marcelo Odebrecht. A decisão, conforme noticiado pelo jornal Estado de S. Paulo, aponta para a existência de um “conluio processual” entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força-tarefa de Curitiba, além de violações aos direitos de Odebrecht durante as investigações e julgamentos.
Toffoli argumentou que as ações para combater a corrupção, que deveriam ter seguido a legalidade, foram executadas de maneira clandestina e ilegal. Ele declarou a “nulidade absoluta de todos os atos processuais” contra Marcelo Odebrecht e ordenou o encerramento de todos os inquéritos e processos relacionados ao empresário. Na decisão, o ministro destacou um padrão de comportamento de alguns procuradores da Lava Jato e de determinados magistrados, que teriam ignorado princípios fundamentais como o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, em prol de objetivos pessoais e políticos, algo inadmissível em um Estado Democrático de Direito.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado