Ir para o conteúdo
Casa Mundo Em 1ª audiência geral, Leão XIV apela por ajuda humanitária em Gaza
Mundo

Em 1ª audiência geral, Leão XIV apela por ajuda humanitária em Gaza

Compartilhar
Compartilhar

No discurso aos fiéis na Praça de São Pedro, o pontífice lamentou: “A situação na Faixa de Gaza é cada vez mais preocupante e dolorosa”

Em sua primeira audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (21/5), o papa Leão XIV fez um apelo ao mundo para que se permita a entrada de ajuda humanitária digna” em Gaza e para “o fim das hostilidades”, cujo “preço é pago pelas crianças, idosos e doentes“.

No discurso aos fiéis, o pontífice lamentou: “A situação na Faixa de Gaza é cada vez mais preocupante e dolorosa”.

Em seus apelos, o Santo Padre também lembrou de maneira especial o Papa Francisco, que faleceu há exatamente um mês, em 21 de abril de 2025.

A emergência humanitária em Gaza está em um ponto crítico. A Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (CFI), apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), alerta para uma fome iminente.Play Video

Segundo agências, a crise humanitária em Gaza se intensificou com os ataques aéreos israelenses de 20 de maio de 2025, que resultaram em muitas mortes de palestinos, incluindo crianças, em meio a operações militares em andamento que mataram dezenas de milhares de pessoas desde outubro de 2023.

Críticas a Israel

Apesar de o premiê israelense Benjamin Netanyahu permitir a entrada de um número limitado de caminhões de ajuda humanitária em Gaza, as críticas internacionais aumentaram, exigindo que Israel interrompa sua campanha militar e alivie as restrições à ajuda humanitária.

Além disso, as Nações Unidas expressaram preocupação com a destruição sem precedentes de moradias em Gaza.

Parábolas

Na audiência geral, o papa retomou o ciclo de catequeses proposto por Francisco para refletir sobre as parábolas. Leão XIV escolheu aquela do semeador e afirmou: “A palavra de Jesus é para todos, mas atua de uma forma diferente em cada pessoa, dependendo do solo encontrado, de quando estamos mais superficiais e distraídos ou disponíveis e acolhedores”.

E finalizou: “Ele nos ama assim: não espera que nos tornemos o melhor solo, Ele nos dá sempre generosamente a sua palavra”.

Com informações do Vaticano News.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Itamaraty condena nova ofensiva e bloqueio de Israel contra Gaza

Em nota divulgada nesta quarta-feira (21/5), o Ministério das Relações Exteriores (MRE)...

Alerta urgente para quem tem iPhone: AirPlay é vulnerável a hackers

Empresa de segurança cibernética descobriu falhas que permitem a invasores tomarem controle...

Itália aprova definitivamente novas regras para cidadania italiana

Na prática, agora apenas pessoas com pelo menos um dos pais ou...

Europa aumenta pressão e adota medidas contra Israel

Reino Unido suspende negociações sobre acordo de livre comércio e União Europeia...