Ir para o conteúdo
Casa Entretenimento Lula concede maior honraria da cultura brasileira para Fernanda Torres
Entretenimento

Lula concede maior honraria da cultura brasileira para Fernanda Torres

Compartilhar
Compartilhar

Cerimônia no Palácio Capanema homenageia personalidades por contribuições à cultura brasileira com a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC)

Na noite desta terça-feira (20/5), o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, foi palco da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro a personalidades que se destacam na promoção da cultura nacional. Entre os agraciados com a Grã-Cruz, a atriz Fernanda Torres, o cineasta Walter Salles e o escritor Marcelo Rubens Paiva, foram reconhecidos pelo impacto cultural do filme Ainda Estou Aqui.

O longa-metragem, dirigido por Salles e estrelado por Fernanda, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a história da família Paiva após o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura militar brasileira. O filme conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional, elevando o cinema brasileiro a um novo patamar de reconhecimento mundial.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da obra: “Walter Salles e Fernanda Torres, com o filme Ainda Estou Aqui, lançaram luzes sobre esse passado que não temos o direito de esquecer, e resgataram em muitos de nós o orgulho de torcer mais uma vez pelo Brasil.” 

Além da Grã-Cruz da OMC, Marcelo Paiva recebeu das mãos do presidente Lula um selo postal especial lançado pelos Correios em homenagem a mãe dela, Eunice Paiva, figura central na história retratada no filme. Eunice foi uma defensora incansável dos direitos humanos após o desaparecimento do marido.

“Quem está aqui hoje não sou eu. Quem está aqui é Rubens Paiva e Eunice Paiva. Quem está aqui é a memória” , afirmou Marcelo ao receber a homenagem. “A cultura brasileira tem essa força, que é inacreditável, que ficou durante seis anos sob ataque, em silêncio, quase nas trevas. Por sorte, voltamos todos ao protagonismo.”

A cerimônia também homenageou diversas outras personalidades da cultura brasileira com a Grã-Cruz da OMC. Alguns desses nomes são a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja; Alcione; Alceu Valença; Arlindo Cruz;  Milton Nascimento; Ney Matogrosso; Ary Fontoura; Laura Cardoso; Glória Menezes; e Xuxa Meneghel.

Suspensa desde 2019, a Ordem do Mérito Cultural foi retomada em 2023 e, neste ano, celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura. A cerimônia marcou também a reinauguração do Palácio Capanema, que passou por uma década de restaurações. O evento simboliza um novo momento para a cultura brasileira, reconhecendo e valorizando aqueles que contribuem para a preservação e promoção da identidade nacional.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Padre Fábio de Melo desabafa após polêmica: ‘Estou a um passo de desistir’

Religioso se manifestou nesta terça-feira (20) sobre o escândalo que tomou conta...

Porão do Rock domina o estacionamento do Mané Garrincha neste fim de semana

Neste fim de semana, o Porão do Rock retorna ao estacionamento do...

Festival Regenera transforma Brasília em polo de sustentabilidade e bem-estar

Evento reúne palestras, feira de empreendedorismo consciente e mais de 20 terapias...

Em arraiá na Esplanada, Paulin Vaqueiro estreia em Brasília nesta quarta-feira

Novo destaque do forró de vaquejada, cantor se apresenta gratuitamente no São...