youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Saiba quais são as 7 cidades ameaçadas de inundação pelo mar no Brasil

By  |  0 Comments

Levantamento da Climate Central revelou que população ameaçada de inundação pelo mar no país soma 2 milhões em diversas cidades

O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, ameaça as cidades de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.

Elas fazem parte de um grupo de 100 cidades, de 39 países, que podem ser inundadas pelo mar. No Brasil, as pessoas que podem ser atingidas pela catástrofe somam 2 milhões. Em todo o mundo, são 800 milhões.

Os dados foram levantados pela organização não governamental Climate Central, que se baseou em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento.

Na média global, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a até 80 cm no ano 2100.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apurou que no Estado de São Paulo, o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos. O mesmo estudo estima que até 2050, a elevação acumulada pode alcançar 36 cm.

Cidades tentam se adaptar

Diante dos problemas, cidades adotam medidas para se adaptar e reduzir os danos provocados do mar mais alto.

A agência espacial norte-americana Nasa foi a escolhida pelo Rio de Janeiro para, por meio de uma parceria, realizar o monitoramento do nível do mar.

Para conviver com o problema, a administração do Recife tem feito a remoção de famílias que residem em áreas de risco. A construção de um lago subterrâneo para conter o avanço da água é uma das opções de Fortaleza, também ameaçada pela catástrofe.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *