youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

VÍDEO: Em conversa com Zelensky, Lula defende fim da guerra sem “vítima, morte e tiro”

By  |  0 Comments

“Ninguém consegue ganhar tudo. Uma mesa de diálogo é mais barata que uma guerra”, afirma o presidente o brasileiro

O presidente Lula ao deixar o hotel em Nova York, nos EUA. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (20), que falou de busca pela paz e diálogo entre os países durante reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Os chefes de Estado se reuniram em Nova York, nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O petista relatou que, na conversa com Zelensky, insistiu na ideia de um grupo de países neutros intermediar as negociações entre Ucrânia e Rússia. É o chamado “clube da paz”, que Lula vem defendendo há meses.

“Disse pra ele a necessidade de encontrar um grupo de países amigos que possam construir uma proposta que não fosse nem de um, nem de outro, dos dois que estão em guerra”, afirmou o mandatário.

“Ninguém vai ter 100% numa guerra, ninguém consegue ganhar tudo, ou seja, não é apenas a derrota do inimigo, é a construção de uma paz duradoura para que nunca mais aconteça uma ocupação territorial como fez a Rússia”.

O chefe do Executivo brasileiro ainda disse que “uma negociação numa mesa de diálogo é muito mais barato do que uma guerra”: “Negociação numa mesa de diálogo é muito mais barato do que uma guerra. Não tem vítima, não tem morte e não tem tiro”.

“Eu ouvi a história do Zelensky e disse a necessidade da gente trabalhar para construir a paz”, diz Lula ao deixar hotel em NY.

“Eu sei que é difícil tanto pra ele quanto para o Putin”, prosseguiu o presidente, argumentando que “ninguém vai ter 100% numa guerra”.

A reunião entre Lula e Zelensky marcou um momento histórico, sendo o primeiro encontro presencial entre o presidente brasileiro e o líder ucraniano desde a invasão russa ocorrida em fevereiro de 2022.

O encontro ocorreu no hotel onde Lula estava hospedado em Nova York e contou com a presença do chanceler Mauro Vieira, do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Fontes do governo brasileiro ainda relataram que o encontro foi formal, por se tratar de um assunto diplomático sério, e que Zelensky foi respeitoso com Lula durante toda a reunião.

Os presidentes Lula (Brasil) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) durante reunião em Nova York, nos Estados Unidos. Foto: Ricardo Stuckert

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *