Oito mil multas de trânsito são registradas por dia no DF
Somente nos primeiros nove meses deste ano, condutores de carro, moto e caminhão infringiram as leis de trânsito 2.189.074 vezes no Distrito Federal. Isso significa que, em média, 8 mil multas foram aplicadas por dia na capital do país em 2024. Comparado com 2023, quando houve 2.323.728 notificações, houve uma redução de 5,79%. Os dados são do Departamento de Trânsito (Detran-DF).
Entre as infrações mais cometidas este ano está trafegar acima da velocidade (1.384.320). O Correio conversou com condutores, que comentaram porque desrespeitam as leis de trânsito. Especialistas apontaram os caminhos para reduzir o desrespeito às leis de trânsito.
O uso de celular ao volante (57.787), a falta de cinto de segurança (53.764) e o avanço de sinal (53.751), apesar da gravidade, são comuns e ocorrem nacionalmente, de acordo com o coordenador do Observatório da Mobilidade Segura, Saudável e Sustentável (Mob3S), Pastor Willy Gonzales. (Veja quadro)
“Os riscos são inúmeros, principalmente do uso do celular. É praticamente condenar a pessoa que está cruzando a rua ou outro veículo que está na frente a um sinistro de trânsito. O condutor perde atenção, não está ligado ao que acontece ao redor do veículo, ao ambiente, e acaba sendo mais propenso a um sinistro, seja bater em outro carro ou até mesmo atropelamento de pedestre“, explicou.
A advogada Priscilla Gurgel, 40, contou que já levou multa por estar mexendo no celular enquanto dirigia, e destaca outra ocasião em que estava levando a filha ao hospital e precisava fazer uma ligação. “Às vezes é uma questão de urgência. Mas já aprendi a deixar o celular dentro da bolsa ou no banco do passageiro para que eu não veja quando chega mensagem”, pontua. “Tanto eu quanto meu marido já levamos multa por estar usando o celular enquanto dirigimos, mas diminuímos 90%”, relatou.
Priscilla também já foi multada por estacionamento irregular e disse que se arrependeu. “Eu quis economizar R$ 40 de estacionamento e acabei levando uma multa de mais de R$ 100. Não tinha placa de proibido estacionar próximo ao local onde parei o carro, mas aprendi a lição”, contou.
Soluções
Segundo Pastor Willy Gonzales, há tecnologias que podem ajudar a reduzir infrações como excesso de velocidade, uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança e avanço de sinal. De acordo com o coordenador do Mob3S, na Europa há um sistema inteligente dentro do veículo que trava quando o condutor aumenta a velocidade da via, o que minimizaria a quantidade de sinistros.
“Se a via está a 80km por hora, o condutor não consegue acelerar porque o sistema trava automaticamente. Na Europa, há uma lei estabelecida na qual o veículo precisa ter este tipo de dispositivo inteligente no veículo para acelerar a velocidade da via. Aqui está muito distante disso, precisamos ter a questão da regulamentação, a questão tecnológica do veículo e o limite da via precisa estar esclarecido”, enfatizou.
Para evitar multas por alta velocidade, uma vez que já levou várias, Priscilla Gurgel faz uso do recurso chamado cruise control, uma espécie de piloto automático que ajuda o motorista a manter a velocidade necessária sem que ele precise pisar o tempo todo no acelerador. “Quando entro numa via que sei que o meu pé pesa e eu costumo aumentar a velocidade por ser uma via muito livre, sem faixas ou lombadas, eu ligo o cruise control”, destacou.
As tecnologias também podem contribuir na fiscalização, de acordo com Pastor. “As câmeras em determinados pontos da cidade, além dos radares de velocidade, ajudariam na fiscalização de outros tipos de infração, como o uso de celulares ao volante. A utilização dos drones ajudaria nesse patrulhamento em pontos de alto risco”, afirmou.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos…
-
Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
O primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal foi comandado pelo ex-governador Cristovam Buarque e pela sua vice Arlete Sampaio. Em razão disso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), celebrou nesta quinta-feira os 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF. O evento, aconteceu a pedido do deputado…
-
Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) marcou presença na noite desta quinta-feira (21) no evento de comemoração os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. Em um Plenário lotado de filiados e simpatizantes do PT, o deputado disse que as comemorações servem para marcar um “momento importante” que…