GDF vai lançar plano para combater a intolerância religiosa
Entre outras medidas, o plano prevê a realização de campanhas de conscientização com o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai lançar o Plano Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, uma iniciativa pioneira no país que visa prevenir e combater crimes de ódio motivados pela religião. A criação do plano foi divulgada nesta terça-feira (21/1). A iniciativa é resultado do trabalho do Comitê Distrital de Diversidade Religiosa (CDDR), criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que reúne representantes de diferentes religiões, órgãos governamentais e sociedade civil com o objetivo de promover o respeito à diversidade e combater o preconceito.
Uma das principais ações do CDDR é o lançamento do Plano Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, uma iniciativa pioneira no país que estabelece diretrizes e ações para prevenir e combater crimes de ódio motivados pela religião.
O plano prevê a realização de campanhas de conscientização em escolas, empresas e comunidades, com o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa, e a oferta de apoio jurídico, psicológico e social às vítimas de intolerância. Em outra iniciativa do comitê, o dia 25 de outubro foi instituído como Dia Distrital de Combate à Intolerância Religiosa no DF.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, afirma que as medidas de conscientização e proteção aos direitos religiosos são cruciais para construir uma sociedade mais tolerante. “Trabalhamos para conscientizar a sociedade sobre a diversidade religiosa e a liberdade de cada cidadão de seguir ou não uma crença”, comentou.
Não se cale!
Veja onde realizar denúncias contra casos de intolerância religiosa:
- Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin)
Endereço: Departamento de Polícia Especializada (DPE) – Complexo da Polícia Civil, ao lado do Parque da Cidade.Informações: 3207-4242; e-mail: decrin_saaei@pcdf.df.gov.br
- Polícia Civil do DF: Disque 197
- Comitê Distrital da Diversidade Religiosa
Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção da Liberdade Religiosa /Sejus-DF
Endereço: SAAN, Trecho 1, 3º andar. Telefone: 2244.1350; e-mail: coorelig@sejus.df.gov.br
- Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial
Endereço: SAAN, Quadra 1, Lote C, 3° andar. Telefone: 2244-1289; e-mail: codipir@sejus.df.gov.br
- Ouvidoria DF: Disque 162
- Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos: Disque 100.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Imposto zero para alimentos da cesta básica vai aliviar bolso dos mais pobres
- GDF vai lançar plano para combater a intolerância religiosa
- Cartão Pdaf dará autonomia e agilidade no acesso a recursos para escolas
- Feira do Produtor de Ceilândia inicia ano de 2025 com novos projetos e propostas de melhoria do espaço comercial; regularização fundiária da feira está entre os projetos
- Astronauta mantém candidatura ao comando do Senado, mesmo sem apoio de Bolsonaro