Ir para o conteúdo
Casa RELAÇÕES INTERNACIONAIS Carne, acordos e investimentos: os objetivos da viagem de Lula ao Japão
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Carne, acordos e investimentos: os objetivos da viagem de Lula ao Japão

Compartilhar
Compartilhar

O presidente Lula (PT) vai propor ao Japão um acordo comercial com o Mercosul durante sua viagem a Tóquio, prevista para este sábado (22). O objetivo do governo brasileiro é ampliar a presença do bloco sul-americano no mercado asiático e fortalecer as relações comerciais em um cenário de crescente protecionismo dos Estados Unidos, conforme informações do colunista Jamil Chade, do UOL.

Segundo fontes diplomáticas, o tema está na pauta da visita, embora ainda não esteja definido se será um acordo de livre-comércio ou apenas de associação, com compromissos bilaterais para reduzir barreiras e ampliar o fluxo comercial.

Caso o Japão se mostre receptivo à proposta, o Brasil pretende apresentar a iniciativa aos demais países do Mercosul. A estratégia da gestão Lula visa tanto estreitar os laços com a Ásia quanto reforçar internamente a coesão do bloco.

Lula já conheceu 2 imperadores e 5 premiês do Japão
Presidente Lula (PT) e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida: o objetivo do governo brasileiro é ampliar a presença do bloco sul-americano no mercado asiático. Foto: Reprodução

De acordo com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Japão tem ampliado sua presença no Brasil, com destaque para o crescimento do Investimento Estrangeiro Direto. Em 2023, o estoque de investimentos japoneses chegou a US$ 36,1 bilhões, um aumento de US$ 6,6 bilhões em relação ao ano anterior.

Atualmente, o Japão ocupa a 11ª posição entre os maiores investidores no Brasil, com forte presença nos setores de metalurgia, agronegócio, veículos, química e petroquímica, alimentos e bebidas. Um dos principais interesses do Brasil nas negociações é garantir maior acesso da carne nacional ao mercado japonês.

Entre 2013 e janeiro de 2024, mais de 220 projetos de investimento japoneses foram registrados no país, resultando na criação de mais de 32,7 mil empregos.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula volta à China em hora de tensão com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à China nesta semana...

Trump ordena tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesse domingo (4) uma...

China acelera substituição da soja dos EUA pela brasileira, enquanto exportações agrícolas americanas desabam com tarifas

Uma reportagem do Global Times revelou que a crise no comércio agrícola entre Estados Unidos...

Brasil comanda a partir de hoje reunião de chanceleres do BRICS

O encontro de chanceleres do Brics, que acontece nesta segunda (28) e...