Ministério da Previdência e o INSS anunciaram que Correios vão atender aposentados e pensionistas de forma presencial a partir do dia 30/5
Em entrevista coletiva à imprensa, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram que os Correios vão atender, de forma presencial, aposentados e pensionistas que foram lesados por descontos não autorizados feitos por associações e sindicatos. O escândalo foi revelado pelo Metrópoles.
Até o momento, 1.843.096 beneficiários solicitaram o ressarcimento, de acordo com boletim divulgado na noite dessa quarta-feira (21/5). A estimativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de que cerca de 9 milhões de aposentados sofreram descontos associativos em seus benefícios.
Inicialmente, o atendimento era feito somente por meio do aplicativo Meu INSS e a central de atendimento 135.
Na semana passada, o governo liberou a opção de contestar as cobranças feitas por entidades. A partir dessas informações, será possível estimar o montante total a ser devolvido. Inicialmente, o Executivo espera usar o dinheiro de entidades investigadas para bancar o ressarcimento, mas o uso de recursos da União não está descartado.Play Video
Escândalo revelado pelo Metrópoles
- O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
- As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Com informações do Metrópoles
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