Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer tornar obrigatória, na unidade da federação, iluminação específica em abrigos, passarelas e passagens subterrâneas.
De autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol), a proposta “busca ampliar a segurança de pedestres, especialmente de mulheres, e garantir o direito dos brasilienses à mobilidade urbana e à cidade com mais dignidade”.
No texto do PL, Max pontua que esses espaços contam apenas com a iluminação das vias, voltada para o tráfego de veículos, o que gera sombras e áreas de risco para quem circula a pé, sobretudo à noite.
A situação, segundo o parlamentar, foi constatada durante uma fiscalização da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Conforme narrado pelo distrital, nenhuma das passarelas da via apresentam iluminação própria.
“A proposta se baseia em estudos da própria administração pública que relacionam a ausência de iluminação à concentração de crimes em paradas de ônibus. Além disso, segue normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que já reconhecem a iluminação de passarelas e abrigos como parte do serviço público de iluminação, sob responsabilidade do poder público local”, disse Max.
O PL ainda será analisado pelas comissões e Plenário da Casa legislativa.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“Minha função era acalmar”, diz general Arruda sobre acampamento antes do 8/1
Ex-comandante do Exército foi nomeado e exonerado pelo presidente Lula em um intervalo de 21 dias. Ele foi citado na denúncia como um dos comandantes militares que teriam sido apresentados ao “decreto golpista” elaborado por aliados de Bolsonaro O general do Exército, Júlio César de Arruda, uma das testemunhas arroladas na audiência do julgamento da…
Menino autista é arrastado pelos pés em clínica e funcionárias são presas
A vítima foi arrastada por uma psicóloga e uma fisioterapeuta de uma clínica na Feira dos Importados; as mulheres pagaram fiança e foram liberadas prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos, as suspeitas são uma psicóloga e uma fisioterapeuta, elas tem 26 e 36 anos, conforme registrado pela Polícia Civil. A mãe do menino, Heloisa Iara…
Conselho do FGTS tem reunião extraordinária nesta quinta (22/5)
O conselho avalia a proposta de novos indicadores do FGTS e o informe sobre a regulamentação do Minha Casa, Minha Vida Classe Média O Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (CCFGTS) se reúne, na manhã desta quinta-feira (22/5), para deliberar sobre as novas regras e os recursos destinados à campanha de…
Deixe um comentário