Ir para o conteúdo
Casa Saúde Hran inaugura unidade pioneira de cirurgia bariátrica no DF
Saúde

Hran inaugura unidade pioneira de cirurgia bariátrica no DF

Compartilhar
Compartilhar

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) inaugurou, nesta quarta-feira (21), um espaço especializado no atendimento a pacientes de cirurgia bariátrica. A inauguração contou com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) no DF, Aristotenis Cruz e do superintendente da Região de Saúde Central, Paulo Roberto da Silva, entre outras autoridades. 

A Unidade de Cirurgia Bariátrica é pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal e vai oferecer atendimento humanizado e estrutura dedicada a pacientes com obesidade. “Estima-se que, em alguns anos, 48% da população terá sobrepeso ou obesidade”, lembrou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante. “Esse cenário pressiona o sistema público. Por isso, é fundamental oferecer um atendimento especializado e humanizado como esse que estamos inaugurando hoje”.

Responsável técnica pelo serviço no Hran, a médica Ana Carolina Fernandes avaliou: “Com essa nova estrutura, o paciente vai chegar aqui e saber exatamente onde será acolhido. Tudo foi pensado para oferecer um atendimento mais acolhedor”.

A vice-governadora Celina Leão também comemorou a novidade: “A Unidade de Cirurgia Bariátrica do Hran é uma conquista que vai nos ajudar a ampliar o atendimento desses pacientes, promovendo melhorias na saúde e na qualidade de vida, ao mesmo tempo que vai nos ajudar a desafogar a rede pública de saúde”.

Nova estrutura

A Unidade de Cirurgia Bariátrica do Hran conta com seis consultórios que serão utilizados por uma equipe multiprofissional composta por nove cirurgiões, dois psicólogos, uma endocrinologista, duas técnicas de enfermagem e três nutricionistas. O espaço foi equipado com 16 cadeiras especiais para pessoas com obesidade, além de armários e ares-condicionados, proporcionando mais conforto e acessibilidade.

“Eu dependia dos outros até para tomar banho”, relatou a paciente Sandra Regina da Costa, 59 anos, que aguarda para ser submetida à cirurgia bariátrica. “Agora tenho esperança. Esse novo espaço é maravilhoso e vai ajudar muita gente que espera a cirurgia.”

Cirurgias

Desde 2008, o serviço bariátrico já atendeu mais de mil pessoas, promovendo qualidade de vida antes e após o procedimento. Em 2024, foram feitas cerca de 80 cirurgias bariátricas, e, neste ano, 20. Mensalmente são realizados mais de 700 atendimentos de pacientes de pré e pós-operatório.

“Hoje entregamos mais do que estrutura; entregamos acolhimento e esperança”, enfatizou o diretor do Hran, Paulo Henrique Cordeiro. “A verdadeira transformação começa de dentro, e acreditamos em cada paciente que passa por aqui.”

A porta de entrada para o serviço são as 176 unidades básicas de saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde (SES-DF), que já oferecem acompanhamento a pessoas acima do peso indicado. Constatada a necessidade, o paciente é encaminhado às unidades especializadas, como o Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (Cadh) e o Centro Especializado em Obesidade, Diabetes e Hipertensão (Cedoh). Se houver indicação para a cirurgia bariátrica, a pessoa é atendida pela equipe do Hran.

Com informações da Secretaria de Saúde

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Minha função era acalmar”, diz general Arruda sobre acampamento antes do 8/1

    “Minha função era acalmar”, diz general Arruda sobre acampamento antes do 8/1

    Ex-comandante do Exército foi nomeado e exonerado pelo presidente Lula em um intervalo de 21 dias. Ele foi citado na denúncia como um dos comandantes militares que teriam sido apresentados ao “decreto golpista” elaborado por aliados de Bolsonaro O general do Exército, Júlio César de Arruda, uma das testemunhas arroladas na audiência do julgamento da…

  • Menino autista é arrastado pelos pés em clínica e funcionárias são presas

    Menino autista é arrastado pelos pés em clínica e funcionárias são presas

    A vítima foi arrastada por uma psicóloga e uma fisioterapeuta de uma clínica na Feira dos Importados; as mulheres pagaram fiança e foram liberadas  prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos, as suspeitas são uma psicóloga e uma fisioterapeuta, elas tem 26 e 36 anos, conforme registrado pela Polícia Civil.  A mãe do menino, Heloisa Iara…

  • Conselho do FGTS tem reunião extraordinária nesta quinta (22/5)

    Conselho do FGTS tem reunião extraordinária nesta quinta (22/5)

    O conselho avalia a proposta de novos indicadores do FGTS e o informe sobre a regulamentação do Minha Casa, Minha Vida Classe Média O Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (CCFGTS) se reúne, na manhã desta quinta-feira (22/5), para deliberar sobre as novas regras e os recursos destinados à campanha de…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Uso das redes sociais aumenta sintomas de depressão em adolescentes

Estudo com 12 mil adolescentes, de 12 e 13 anos, mostra que,...

Cientistas criam curativo que libera medicamento aos poucos

Invenção utiliza extrato de própolis e promete acelerar a cicatrização de feridas...

O que é a síndrome de Williams, que nos torna exageradamente simpáticos

Pessoas com síndrome de Williams tratam estranhos como seus novos melhores amigos....

Ameaça de AVC triplica se a mulher combina anticoncepcionais e tem comorbidades

Associar anticoncepcionais orais eleva em 40% a ameaça de acidentes vasculares cerebrais,...