“O atendimento presencial é para aqueles que preferem o olho no olho, que querem um acolhimento, uma explicação passo a passo. É para essas pessoas que estamos abrindo mais um canal”, afirmou o ministro da Previdência
Diante do aumento expressivo de queixas envolvendo descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu expandir sua rede de atendimento e contará com o apoio dos Correios. A partir do dia 30 de maio, segurados que se considerem vítimas de fraudes praticadas por entidades associativas poderão buscar orientação e dar entrada em pedidos de reembolso diretamente em 4.730 agências distribuídas por 76% dos municípios brasileiros.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em coletiva nesta quinta-feira (22/5), a escolha dos Correios como parceiros estratégicos leva em conta a capilaridade nacional da estatal e a disponibilidade de estrutura física ociosa em muitas regiões.
“O atendimento presencial é para aqueles que preferem o olho no olho, que querem um acolhimento, uma explicação passo a passo. É para essas pessoas que estamos abrindo mais um canal”, afirmou o ministro. Segundo ele, os servidores dos Correios serão treinados para orientar os beneficiários sobre como verificar, contestar ou buscar ressarcimento por descontos indevidos relacionados a associações ou serviços não autorizados.
Resposta emergencial
A ação integra a resposta do governo ao escândalo de descontos não autorizados identificados nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. De acordo com dados apresentados por Queiroz, até as 9h da manhã de hoje, cerca de 1,9 milhão de acessos já haviam sido registrados nas plataformas do INSS para verificar a situação dos descontos. Desses, 97,9% reconheceram os descontos, enquanto apenas 2,1% os autorizaram formalmente.
“Essa parceria com os Correios é estratégica. É uma instituição pública com capilaridade nacional, presente em todos os municípios, e com histórico de serviço à população. Ela representa um reforço essencial ao Meu INSS, ao 135 e às agências do INSS já existentes”, destacou o chefe da pasta.
Nos últimos meses, o INSS vem lidando com um número crescente de reclamações relacionadas a descontos não autorizados em contracheques, frequentemente vinculados a associações ou entidades de classe. Em muitos casos, os segurados alegam jamais terem autorizado filiações ou contribuições, o que caracteriza possível prática fraudulenta.
Fontes internas do INSS apontam que a mobilização dos Correios para atender esse novo público tem caráter emergencial. A meta é evitar que a sobrecarga causada pelos pedidos de ressarcimento agrave ainda mais o já existente gargalo no sistema previdenciário.
A medida também pretende dar maior agilidade à resolução dessas situações, que, além de causarem prejuízo financeiro, geram insegurança entre os beneficiários da Previdência Social.
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