
Com Putin, Dilma defende expansão do Brics e mais financiamento
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira (22/10) de reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no âmbito da Cúpula do Brics.
Ao russo, a ex-presidente da República defendeu a expansão do bloco, principal tema da reunião que ocorre em Kazan, na Rússia, e a importância de novos mecanismos de financiamento para países do Sul Global. O NDB, conhecido como o “Banco do Brics”, tem sede na China e fornece crédito para os integrantes do bloco e aliados.
“Eu espero que possamos ter uma expansão maior dos países Brics para os países do Sul Global, e que possamos definir os novos rumos que devemos trilhar nos próximos anos”, disse Dilma a Putin em português, com tradução simultânea para o russo.
“Portanto, essa questão fundamental dos recursos financeiros necessários para suprir nossas necessidades, ela tem um foco fundamental no momento atual junto com a expansão dos países membros”, acrescentou Dilma. Ela disse ainda que, apesar da alta capacidade de financiamento do Brics, ainda não é suficiente para atender as demandas dos membros.
Sistema financeiro
A presidente do NDB argumentou que países menos desenvolvidos têm dificuldades para acessar financiamento nos órgãos internacionais, e destacou a importância de se negociar nas moedas locais dos países, em vez de depender do dólar norte-americano e do Sistema Swift, gerido pelos Estados Unidos.
A negociação em moeda local é defendida pelo governo brasileiro e pelos demais países do Brics, que inclui Rússia, China, Índia, África do Sul, Etiópia, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Este último, apesar de ter sido aceito no bloco, ainda não oficializou sua adesão.
Dilma Rousseff foi indicada para chefiar o NBD pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado. O banco tem sede em Xangai, na China.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump
O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (2). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que causará estranheza caso o Brasil sofra alguma retaliação comercial. “Os EUA têm uma posição muito confortável em relação ao Brasil até porque é superavitário…
-
Inscrições para os Jogos Escolares de 2025 terminam na sexta-feira (4)
Terminam na sexta-feira (4) as inscrições para os Jogos Escolares de 2025. A competição é aberta a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal com idade entre 11 e 17 anos — a depender da modalidade. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas, no site da Secretaria de Educação (SEEDF). Os alunos que…
-
Tarifaço de Trump nesta quarta (2/4) espalha tensão mundo afora
Esta quarta-feira (2/4) marca o início da nova rodada de tarifas sobre importações anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Batizado pelo republicano de “Dia da Libertação”, o tarifaço busca, segundo ele, equilibrar a balança comercial norte-americana e proteger a indústria nacional. O pacote inclui tarifas sobre diversos setores, como automóveis, aço, alumínio e, até…