Marinho: não há debate sobre fim da multa rescisória e redução do FGTS
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, negou, nesta terça-feira (22/10), que haja discussões no ministério para tratar sobre o fim da multa rescisória, concedida aos trabalhadores após a demissão, ou sobre a redução do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O titular da pasta classificou a informação como fake news.
Em publicação no X, ele escreveu que “o Ministério do Trabalho e Emprego NÃO cogita ou realiza QUALQUER debate sobre o fim da multa rescisória, paga ao trabalhador e à trabalhadora após a demissão, ou sobre a redução do FGTS”.
A declaração ocorre após repercutir nas redes sociais a informação de que o governo federal, num pacote de corte de gastos, discute suspender o benefício dos cidadãos e usá-los para “afrouxar” o rombo nas contas públicas.
Revisão de cortes do governo Lula
A equipe econômica da gestão federal estuda possíveis mudanças na multa do FGTS e no seguro-desemprego no âmbito do pacote de revisão de gastos. O governo pretende identificar formas de economizar, bem como passar um “pente-fino” para detectar fraudes. Isso, ainda segundo o governo, não implicará o corte de benefícios para aqueles que têm direito de recebê-los.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comentou o assunto na última quarta-feira (16/10).
Ao ser questionado sobre a ideia ventilada de usar parte da multa de 40% paga pelo empregador para “financiar” o seguro-desemprego, ele disse não ser possível explicar estratégias que ainda estão sendo avaliadas pelos técnicos. Nessa proposta estudada, o governo gastaria menos com o benefício pago aos desempregados.
Vale lembrar que o governo ainda não detalhou as propostas oficialmente, mas sinalizou que essas alterações estão no radar. De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, estão sob análise mais de 30 medidas — algumas das quais poderão ser apresentadas em 2025 ou 2026.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Trump declara vitória e comemora “o maior movimento político” da história dos EUA
Na expectativa de ser nomeado o 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o companheiro de chapa, J.D. Vance, discursaram para apoiadores em Mar-a-Lago, na Flórida, nesta quarta-feira (6/11). De acordo com projeções, o republicano deve vencer as eleições e retornar à presidência em 2025. Segundo a CNN, até às 4h40 (horário de Brasília) faltavam apenas…
-
PGR recorre de decisão que anulou condenações de Dirceu
A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu nesta terça-feira (5) da decisão do ministro Gilmar Mendes que anulou as condenações do ex-ministro José Dirceu na Operação Lava Jato. No dia 28 de outubro deste ano, Mendes atendeu ao pedido de anulação feito pela defesa de Dirceu. Para os advogados de Dirceu, a Segunda Turma da Corte considerou em 2021…
-
Abertas inscrições para o Casamento Comunitário de 2025
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) abriu inscrições para a nova edição do Casamento Comunitário 2025. As cerimônias estão programadas para 23 de março, 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro do ano que vem, e cada edição contará com 150 casais. O aumento do número de casais aptos a participar é…