CUT promove debate entre as chapas que disputam as eleições da OAB-SP
Encontro será nesta segunda, às 14h, com transmissão pelo Facebook da CUT-SP; Disputa pela maior seccional do país tem cinco chapas concorrendo.
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Assuntos Jurídicos da CUT-SP realiza uma plenária virtual com a participação de representantes das chapas que concorrem à nova direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.
A plenária terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da CUT-SP, a partir das 14h. Pela rede social, será possível enviar perguntas aos participantes.
Para esse encontro da CUT, foram convidados representantes de todas as cinco chapas que disputam o pleito da maior seccional do país, que terão a possibilidade de apresentar suas propostas à categoria e sobre os rumos da entidade no estado.
Em meio ao cenário político do país, a disputa pela direção da OAB-SP tem um peso importante, provocando apoios e torcidas dos diferentes setores da sociedade e de campos ideológicos, já que a entidade é a maior instituição de classe do país e é reconhecida, historicamente, pelos seus posicionamentos em momentos cruciais da democracia brasileira.
Além disso, o Conselho Federal da entidade é um dos atores que podem, segundo a Constituição do país, propor ações diretas de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade, podendo fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) discuta pautas consideradas importantes para a sociedade.
“O diálogo social e a busca por saídas coletivas para o enfrentamento de todas as crises que assolam o povo e a classe trabalhadora precisam, mais do que nunca, reunir atores comprometidos com o projeto de transformação social e com a agenda de defesa da justiça social, como é o caso da OAB. Por isso, achamos fundamental promover esse encontro para conhecer e dialogar com os que concorrem à direção da entidade”, afirma Vivia Martins, secretária de Assuntos Jurídicos da CUT-SP, que fará a mediação do encontro junto com o secretário de Organização e Política Sindical, Hélcio Marcelino. O presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, também estará presente.
A eleição da OAB-SP será no próximo dia 25, com quase 400 mil advogados aptos a participarem. O voto é obrigatório e será por meio de urnas eletrônicas espalhadas nas 253 subseções do estado e na seccional da capital.
A chapa eleita terá mandado de três anos, com início em 2022. Uma novidade nesta eleição é que as chapas precisaram garantir, em suas composições, a paridade de gênero e racial.
Serviço
Plenária com os candidatos e candidatas à direção da OAB-SP
Segunda, 22 de novembro de 2021
14h – Transmissão pelo Facebook da CUT-SP
FONTE: CUT-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber