Ir para o conteúdo
Casa Judiciário Daniela Teixeira, Teodoro Silva e Afrânio Vilela tomam posse no STJ
Judiciário

Daniela Teixeira, Teodoro Silva e Afrânio Vilela tomam posse no STJ

Compartilhar
Compartilhar

Magistrados tiveram os nomes aprovados pelo Senado e a nomeação foi oficializada pelo presidente Lula

A ministra Daniela Teixeira e os ministros Teodoro Silva Santos e Afrânio Vilela tomaram posse como integrantes do plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na tarde desta quarta-feira (22/11), na sede da corte, em Brasília. Eles foram aprovados pelo Senado o dia 25 de outubro e nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dia 10 deste mês.

Um dia antes da posse, os três novos ministros e a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, foram recebidos pelo chefe do Executivo no Palácio do Planalto. Os ministros já escolheram as turmas que vão integrar na corte. A ordem de preferência de escolha seguiu o critério de antiguidade.

Teodoro optou pela 6ª Turma, na seção penal, José Afrânio fará parte da 2ª Turma, especializada em direito público e Daniela Teixeira na 5ª Turma, de direito penal, na cadeira que era ocupada pelo ministro aposentado Félix Fischer.

No evento de posse, compareceram autoridades dos Três Poderes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; a ministra Cármen Lúcia; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o presidente da Câmara, Arthur Lira; o ministro da Justiça, Flávio Dino; o ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, entre outras autoridades.

Daniela é oriunda da advocacia, com uma carreira de 27 anos na área, e ocupa a vaga no STJ destinada para nomes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A magistrada foi conselheira federal e vice-presidente da entidade. Ela é natural de Brasília e se formou em direito na Universidade de Brasília (UnB). Ao entrar no plenário da corte, foi ovacionada pela plateia.

Daniela é autora da lei 13.363/16, batizada de Júlia Matos, que garante que advogadas grávidas, adotantes e lactantes, terão preferência em audiências e suspensões de prazos. A indicação dela quebra um jejum de dez anos que uma mulher não era indicada para a corte. Os dois desembargadores que também tomam posse foram escolhidos a partir de lista apresentada pelo STJ.

Afrânio tem origem no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Teodoro Silva do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Julgamento de Collor retorna, nesta segunda-feira, de forma virtual

Após ministro Gilmar Mendes retirar destaque, ontem, presidente do STF, Luís Roberto...

OAB quer derrubar medida que barrou entrada de celulares no STF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou nesta terça-feira (22) que...

Desembargador desenvolve algoritmo e zera acervo de 42 mil processos no TRF1

Magistrado conta como desenvolveu “algoritmo” para liberar 43 mil autos. Era o...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro após pedido da PGR

Relator do caso no STF, Moraes seguiu entendimento da PGR que delação...