Ir para o conteúdo
Casa Idosos Distrito Federal terá conselhos comunitários para idosos
Idosos

Distrito Federal terá conselhos comunitários para idosos

Compartilhar
Compartilhar

Cada região administrativa do DF terá conselhos que têm a finalidade de promover organização e integração das comunidades locais para idosos

A novidade publicada pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quarta-feira (22/11), por meio do Decreto nº 45.175, anunciou que o DF terá conselhos comunitários da pessoa idosa (Conpis). Eles serão entidades comunitárias, de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária destinadas a política de proteção aos idosos da capital.

Os conselhos têm a finalidade de promover organização e integração das comunidades locais com ajuda da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que divulgará regras para funcionamento e supervisionará as atividades.

Os Conpis são fóruns de debate da sociedade civil organizada com os órgãos governamentais. Os membros não terão funções remuneradas, por isso desenvolverão a prestação de serviço voluntário relevante à comunidade.

Todas as regiões administrativas terão um Conselho Comunitário da Pessoa Idosa. Eles poderão receber reclamações, denúncias, críticas, sugestões e informações dos membros da comunidade, debatendo e encaminhando as demandas relacionadas à pessoa idosa à coordenação-geral dos conselhos.

Também poderão reunir-se com lideranças comunitárias e as autoridades locais com o objetivo de definir ações integradas que resultem na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

A Sejus fará a regulamentação do funcionamento dos conselhos posteriormente, bem como estabelecerá o procedimento a ser seguido nas reuniões.

(Com informações da Sejus)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Turma feliz, vacina em dia! Idosos estão entre os que mais buscam imunização

Terceira idade se orgulha de manter o cartão de imunização atualizado. Especialistas...

Projeto promove atividade física gratuita para pessoas idosas

Iniciativa desenvolvida no Guará, com atividades funcionais e dança para quem tem...

Vacina contra dengue: entenda porque idosos precisam de receita médica

Geriatra explica que ainda não há estudos de eficácia nessa etária A...

Lula criará política especial a idosos que não têm assistência familiar

“Estou preocupado em criar um grupo de trabalho para a gente apresentar...