youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Projeto de lei que proíbe reconhecimento do poliamor avança na Câmara

By  |  0 Comments

Comissão na Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe reconhecimento de união poliafetiva

A Comissão de Previdência, Assistência Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (21/12), o avanço de um projeto de lei que proíbe o reconhecimento por cartórios da união poliafetiva, ou poliamor – relação em que mais de duas pessoas estão envolvidas.

Aprovado por nove votos favoráveis e três contrários, o projeto impede registros de união estável para esse tipo de relação. Tramitando na Casa desde 2016, o texto deve seguir agora para análise de outras comissões, e por último, passar pela Constiuição e Justiça e de Cidania, sem precisar ir para o plenário se não houver destaque exigindo isso.

O colegiado da Comissão de Previdência, Assistência Social e Família é majoritariamente formada por parlamentares conservadores e já aprovou também um projeto contra o casamento homoafetivo. Em outubro, a comissão convidou o pastor Silas Malafaia para debater o tema em audiência pública na Casa.

A relatoria do projeto é de responsabilidade do vice-presidente da comissão, Filipe Martins (PL-TO), que justifica a proibição com a possibilidades de brechas para fraudes, como casos de pensão por morte, dependência em planos de saúde, entre outros.

Em agosto desse ano, um trisal, composto por um homem e duas mulheres, conseguiu, na Justiça do Rio Grande do Sul, o reconhecimento de união estável. Em uma decisão considerada rara, o juiz do caso atendeu o pedido de Leticia Pires Ordovás, de 51 anos, Denis Ordovás, também de 51 anos, e Keterlyn Oliveira, de 32, que registraram juntos como pais do bebê que nasceu, fruto da gestação de Keterlyn.

Em junho de 2018, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu que cartóries reconhecessem a união estável de relacionamentos poliamorosos. No entanto, eles continuam acionando os tribunais em busca de uma sentença favorável.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *