
Com 12 milhões em resultados, Sicoob Empresarial fecha o ano com saldo positivo; cooperativa trabalha para obter novas conquistas em 2025, afirma Presidente do Conselho de Administração, Antonio Eustáquio
Em entrevista concedida ao TaguaCei na manhã desta quinta-feira (19), o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial, Antonio Eustáquio de Oliveira, fez um resumo sobre as atividades da cooperativa de crédito ao longo deste ano de 2024. O Presidente também explicou as vantagens de ser um cooperado e detalhou como funciona o sistema de crédito cooperativista.
Segundo Antonio Eustáquio, o Sicoob Empresarial vai fechar o ano com 12 milhões de resultados excedentes, que serão distribuídos entre os cooperados. De acordo com ele, o bom resultado é fruto da gestão realizada ao longo deste ano, que também resultou na expansão da cooperativa, com a abertura de três novos pontos de atendimento no Distrito Federal. Ao todo, a Cooperativa conta com 8 pontos de atendimento e uma sede, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Além disso, alcançou, em 2024, 10 mil cooperados e cerca de R$ 300 milhões em ativos.
O Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial também ressaltou que o objetivo da cooperativa é se fortalecer e continuar expandindo seus serviços no DF. Na entrevista, ele fez questão de destacar que o Sicoob Empresarial oferece os mesmos serviços de um banco convencional, porém com a grande vantagem de proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado para cada cooperado. Assim, o cooperado não só tem acesso aos serviços tradicionais, mas também conta com um atendimento especializado que atende às necessidades específicas de cada um.
Clique aqui e conheça mais sobre o Sicoob Empresarial.
Confira abaixo a entrevista com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial na íntegra.

Jornal TaguaCei – Senhor Antonio Eustáquio, o senhor poderia começar falando um pouco sobre a história do Sicoob Empresarial? Como ele nasceu e quais foram os motivos que o levaram a se tornar uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil?
Antonio Eustáquio de Oliveira – Perfeito. Primeiro, gostaria de começar contando a história da nossa cooperativa. Ela nasceu em 2003, aqui junto à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). A cooperativa foi idealizada pelos sindicatos que compõem a Fibra, com o objetivo de termos uma instituição financeira para oferecer serviços diferenciados do sistema financeiro tradicional. Assim, ela nasceu com o DNA empresarial, voltada para atender micro e pequenos empresários, oferecendo a eles todos os serviços que o mercado financeiro pode proporcionar.
J.T. – Então, na prática, o Sicoob Empresarial é como um banco convencional, é isso? Mas há alguma diferença, algo que o torna uma instituição única?
A.E.O. – Sim. Aqui somos uma união de pessoas, uma sociedade formada por pessoas que se unem para oferecer tudo o que o empresário médio e pequeno precisa. São serviços mais acessíveis, mais ágeis, algo que no sistema financeiro tradicional leva tempo. Aqui, no Sicoob Empresarial, a determinação é ser ágil e rápido, seja em uma análise de crédito ou em qualquer outro serviço.

J.T. – Senhor Eustáquio, como funciona uma cooperativa de crédito? Quais são as vantagens? O senhor pode falar um pouco mais sobre isso?
A.E.O. – Claro. Nós trabalhamos com orientação e com formação para que nossos funcionários atuem de forma diferente do que é encontrado no sistema financeiro tradicional, pois operamos com o sistema cooperativista. O DNA do Sicoob é cooperativista, ou seja, trabalhamos dentro de um formato de cooperativa, que tem um cunho social muito grande, pois buscamos promover a justiça financeira.
E o que é justiça financeira? São os ganhos que a cooperativa obtém ao longo do exercício, que são devolvidos aos cooperados, assim como aos nossos colaboradores, pois temos participação nos resultados. Além disso, buscamos desenvolver, ao longo dos últimos anos, ações para motivar nossos colaboradores, garantindo que o reconhecimento seja justo em relação ao trabalho desempenhado.
Então, digamos, eu como empresário, tenho minha conta no Sicoob Empresarial, e todos os empresários que abrem uma conta são cooperados, além de serem sócios, pois têm participação nos resultados da cooperativa.

J.T. – Então, a cooperativa visa sempre o bem do cooperado, é isso? Antes de ter lucro, o importante é atender bem e de forma integral o cooperado. Certo?
A.E.O. – Isso mesmo. Agora, veja bem, a cooperativa não trabalha para ter resultados financeiros, pois tudo o que sobra é fruto de um planejamento para manter tudo mais acessível, mais barato. Mas, como precisamos crescer e continuar ativos no mercado, é necessário oferecer melhorias tanto para nossos colaboradores quanto para os cooperados. Por isso, também trabalhamos com um pequeno crescimento. E, o que ultrapassa o planejamento, aí sim, nós distribuímos entre nossos cooperados de forma uniforme, de acordo com sua participação durante o exercício anual.

J.T. – Quando me torno cooperado do Sicoob Empresarial, o que eu tenho enquanto serviço? Vocês oferecem tudo aquilo que um banco comercial também oferece?
A.E.O. – Sim. E digo mais: além dos serviços e produtos disponíveis no mercado financeiro, como financiamento, consórcio, cartão de crédito – nós temos os melhores cartões de crédito –, descontos em boletos, descontos de condomínio e muito mais. Além disso, temos um dos melhores consórcios, pois o consórcio é do próprio Sicoob. Não é só o Sicoob Empresarial, mas o sistema Sicoob como um todo tem um consórcio próprio e também uma seguradora.
O sistema Sicoob está adquirindo condições próprias para oferecer os produtos mais acessíveis. Temos maquininhas de cartão, e oferecemos tudo o que o empresário precisar, com condições melhores.

J.T. – Então, senhor Antonio Eustáquio, as vantagens são inúmeras. E se avaliarmos bem, superam os bancos convencionais, porque buscam facilitar a vida do empresário.
A.E.O. – Quando você falou em facilitar, é preciso ressaltar isso, pois no mercado financeiro, no sistema financeiro, todos os produtos são de prateleira. Tudo já está determinado, o que pode e o que não pode. Nós não. Nós ajustamos nossos serviços às necessidades do empresário. Analisamos tudo, damos sugestões, orientação e dizemos: “Por que você não faz dessa outra forma?” ou “Por que não faz com um prazo maior de pagamento? Assim fica mais confortável para o seu porte.” Ou seja, oferecemos uma consultoria financeira para o nosso cooperado, e temos a capacidade de ajustar tudo conforme a necessidade de cada empresário. Já o outro sistema não tem como fazer isso.
Então, a cooperativa empresarial cresceu bastante por isso. Hoje, temos agências do Sicoob Empresarial em quase todas as cidades do Distrito Federal.

J.T. – Senhor Eustáquio, o mundo está passando por várias transformações, seja no ambiente econômico, social, político, cultural, entre outros. O senhor acredita que, no sistema financeiro, as coisas caminham para haver cada vez mais pessoas interessadas no sistema financeiro cooperativista?
A.E.O. – É isso mesmo. Por isso, pregamos muito isso junto aos nossos colaboradores. Já na contratação, dizemos: “Olha, aqui não é um sistema financeiro tradicional, aqui é cooperativismo.” Aqui, o cooperado é um dono. Então, você, colaborador, tem que tratar bem o cooperado, porque ele faz parte da sociedade dessa organização. E o nosso pessoal assimilou isso muito bem. É o que eu falo: aqui temos uma interação muito grande com os cooperados. A gente prega muito isso, sempre falamos que somos a família Sicoob, e temos que trabalhar nessa linha, juntos, não sozinhos. E não é só juntos internamente, com os colaboradores, mas também com os nossos cooperados, porque são eles que empregam, que dão emprego aos nossos colaboradores. Não é o Antônio Eustáquio, não é o Conselho de Administração, e sim toda essa sociedade que mantém o Sicoob Empresarial. São eles que mantêm essa cooperativa de pé.
Por isso, temos muito orgulho dessa cooperativa e de todos os nossos colaboradores e cooperados.

J.T. – Essa forma de trabalhar, de forma coletiva, como uma família, tem gerado bons resultados? O ano de 2024 foi um ano positivo para o Sicoob Empresarial? E o que vocês esperam para o ano de 2025?
A.E.O. – Estamos crescendo. Abrimos mais três pontos de atendimento e crescemos em números também. Este ano, obtivemos um resultado positivo e, devemos alcançar 12 milhões em resultados, que serão distribuídos entre nossos cooperados. Estamos com uma pegada muito otimista para o próximo ano. Para 2025, estamos na expectativa de que será um ano mais difícil, por ser véspera de eleição e tudo mais, mas, mesmo assim, estamos preparados para todas as adiversidades.

J.T. – Aproveitando o momento, que é a chegada do final de ano, qual mensagem o senhor deixa para os cooperados e colaboradores do Sicoob Empresarial?
A.E.O. – Gostaria de desejar a todos os nossos colaboradores e cooperados um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que o ano novo seja melhor, com mais prosperidade para todos os nossos colaboradores e também para os nossos empresários. Gostaria de dizer que estamos juntos para discutir qualquer dificuldade que o empresário tenha. Venha nos visitar, que analisamos e vemos de que maneira podemos ajudar.
Aproveito também para estender a mensagem àqueles que estão nos ouvindo e que ainda não são cooperados: venha conhecer o Sicoob Empresarial, venha participar do sistema cooperativista, pois tenho certeza de que temos boas propostas e boas condições para ajudá-lo, principalmente se você é um micro ou pequeno empresário. O Sicoob Empresarial está sempre de braços abertos para colaborar e ajudar os empresários.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…
-
Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…
-
TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a sentença que havia condenado o escritório de advocacia do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a devolver R$ 3,3 milhões recebidos em um contrato com a Prefeitura de Jacobina (BA). Em julgamento realizado nessa quarta-feira (2/4), a 8ª Turma deu provimento à apelação…