Ibaneis se reúne com empresários para retomar empregos na construção civil; cerca de 318 mil pessoas estão desempregadas no DF
O resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF) mostrou que a taxa de desemprego no Distrito Federal aumentou de 18,3% para 18,7%, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. A porcentagem representa 314 mil pessoas, sendo seis mil a mais que o mês anterior. Para tentar controlar esta realidade, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou recentemente que seu governo começa a realizar atividades a fim de contornou o desemprego crescente que atinge também o país – quase 13% da população brasileira estariam desempregadas.
“Sozinho o Governo não dá conta. Preciso de um movimento de todos os empresários, da união de todos, para salvar nossa cidade. Precisamos gerar emprego e renda para as pessoas viverem melhor”, disse o governador Durante reunião com grupo de empresários da construção civil, na Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF).
Na ocasião, o governo anunciou a chegada de uma empresa no DF como exemplo de que a atual gestão vai buscar investimentos e estimular a vinda de novos segmentos produtivos para a região. “Estamos trazendo pra cá a Piracanjuba para produção e distribuição de leite e a cervejaria Itaipava, que vai produzir um energético e fazer a distribuição de cervejas. Estamos buscando esses postos de trabalho o tempo todo. Algumas coisas,já conseguimos com a equalização da guerra fiscal.”
Para ajudar a impulsionar a construção civil, Ibaneis ressaltou que 40 mil novas moradias deverão ser construídas até o final de 2022 em todo o DF. Assim como a retomada de obras públicas, como o viadutos do Sudoeste, a EPIA e acesso a Taguatinga.
O programa SOS Destrava DF, criado pelo governo de Ibaneis, pretende ser uma das soluções para a retomada do crescimento produtivo na capital. Com o objetivo de dar mais agilidade à liberação de alvarás de construção e de licenças de funcionamento, o programa visa desburocratizar e simplificar a análise dos pedidos que chegam à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
De acordo com o governo, após a implantação do programa, somente em abril, foram concedidos 67 alvarás. Deste total, 25 se referem a empreendimentos de grande porte. Isso significa que mais 314.392,34 mil metros quadrados têm autorização para serem construídos em todo o Distrito Federal. Desde o início da atual gestão, foram liberados para a construção 1.589.350,36 metros quadrados, que representam 222 campos de futebol.