Professora fundadora de creche em antigo lixão da Estrutural recebe título de Cidadã Honorária de Brasília
A professora Sônia Maria de Macêdo foi homenageada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com o título de Cidadã Honorária de Brasília. Em sessão solene, no plenário da Casa, a professora recebeu as honrarias pelo fato de ter sido a responsável pela inauguração da creche Renascer, em 2002, na região administrativa Estrutural, para atender os filhos das mães que trabalhavam no lixão a céu aberto que existia na região.
“No começo, a entidade funcionava com três salas de aula e o apoio de colaboradores. No entanto, com o aumento da demanda, foi preciso ampliar as instalações, o que foi possível por meio de doação feita por uma construtora. Hoje a creche tem apoio da Secretaria de Educação, com a qual assinou termo de cooperação, e conta com quatro salas de aula, uma cozinha, dois banheiros, uma sala de professores e de coordenação, além de secretaria”, informa a assessoria de comunicação da CLDF. Sônia é formada em Pedagogia. Estima-se que creche Renascer já tenha atendido mais de 15 mil pessoas.
A sessão foi presidida pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e o pedido para que a professora fosse homenageada partiu, em 2016, do então deputado distrital, Wasny de Roure (PT).