youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Quase metade das mulheres no DF são mães, diz estudo; Ceilândia é a cidade que possui o maior número, 94 mil

By  |  0 Comments

Quase 750 mil mulheres com mais de 14 anos residentes no Distrito Federal são mães, o que representa 49% da população feminina local. Os dados constam em um estudo publicado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). 

Em números absolutos, a Ceilândia é a região administrativa que possui a maior quantidade de mães no Distrito Federal, com 94 mil. Proporcionalmente, Sobradinho é a região com a maior concentração de mães entre as mulheres: 55,7% das moradoras são mães. A Fercal possui os menores percentuais absoluto e proporcional, com 988 mães, 23,1% das mulheres residentes na região. 

Com relação à quantidade de filhos, 35% das mães tem dois, 28% apenas um, 20% possuem três e 7% mais de três. O Sudoeste/Octogonal é a RA que apresenta a maior proporção de mães com apenas um filho (40,5%), enquanto o SCIA/Estrutural detém a maior proporção de mães com mais de três filhos (28,6%). 

Na capital federal, cerca de 31 mil mulheres dão à luz anualmente, segundo dados do SINASC. Ainda assim, a taxa de fecundidade das mulheres brasilienses reduziu consideravelmente. Entre 2000 e 2016, a queda na taxa de fecundidade total no Distrito Federal foi de 23%, passando de 2,19 para 1,69 filhos por mulher, abaixo do que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária para recomposição da população na ausência de migração (2,1 filhos por mulher). 

Idade

Segundo o estudo, a maior parte das mães brasilienses (43%) têm entre 40 e 59 anos, 36% possuem de 20 a 39 anos, 20% mais de 60 anos e 5% acima de 14 e menos de 20 anos. Esses resultados se diferenciam de acordo com as regiões administrativas. 

Nos Lagos Norte e Sul, 37% das mães têm mais de 60 anos, enquanto menos de 7% das mães do SCIA/Estrutural estão nessa faixa etária. No Itapoã, SCIA/Estrutural e Varjão mais de 10% das mães possuem até 20 anos, enquanto esse percentual não chega a 1% em Águas Claras, Lago Sul, Park Way, Plano Piloto e Sudoeste/Octogonal. 

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *