Sebrae realiza da Semana do MEI em Ceilândia; TaguaCei esteve no evento para saber sobre os serviços ofertados
O Sebrae está celebrando o Dia D da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em Ceilândia. Com uma grande tenda montada na parte externa da Feira Central de Ceilândia, vários serviços e orientações estão sendo oferecidos para que já é MEI e também para quem ainda não se formalizou.
O TaguaCei esteve, nesta quinta-feira (23), espaço e conversou com um dos instrutores do Sebrae, Everton Valois, que contou como estão sendo realizado os atendimentos. Segundo ele, os atendimentos acontecem a partir das 8h e vão até às 17h. Todo serviço prestado é gratuito e os atendimentos vão até manhã (24).
“Estamos sendo bastante procurados para fazer orientações aos microempreendedores individuais. Até porque este é o último período para fazer a declaração anual do empreendedor individual. Por isso, nós viemos para Ceilândia, pois a cidade tem uma demanda muito grande de empreendedores e queremos ajudá-los a fazer todas essas declarações, regularizações, emitir parcelas, fazer o parcelamento caso tenha atraso”, explica Valois.
Segundo o instrutor, além desses serviços também estão ocorrendo oficinas e palestras onde se orienta sobre as novas técnicas e tendências do mundo dos negócios. Um dos aspectos mais discutidos são as vendas on-line, que além de aumentar as vendas de um determinado segmento, também alavancam os negócios possibilitando assim vendas não só para sua região, mas todo o país.
“Aqui na praça nós temos salas de capacitação onde a gente orienta o empreendedor com sua formalização do MEI. Ensinamos como fazer seu preço de venda, como divulgar sua empresa na nas mídias sociais, temos palestras de bancos que vão falar sobre crédito, então é uma semana voltada para aquele empreendedor que está buscando o conhecimento e o crescimento da sua empresa no mercado”, diz Valois.
Neste ano, comemoram-se 15 anos dos primeiros MEI formalizados. A categoria foi criada em 2009 durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o Brasil registrou mais de 15,6 milhões de MEI (cerca de 60% de todas as empresas do país).
Segundo o instrutor, a região de Ceilândia foi escolhida em razão do elevado número de empreendedores que a cidade possui, além de haver também uma grande parcela de empreendedores que ainda não se formalizaram como MEI.
“Nós escolhemos Ceilândia por causa do crescimento da população de Ceilândia, dos empreendedores individuais, e a gente tem alguns empreendedores que ainda são informais. Então, a gente vai ajudar também na abertura do individual, por isso que nós escolhemos a Ceilândia. E pelos nossos dados que nós temos dentro do Sebrae, aqui é uma cidade que está crescendo bastante e nós temos muitos empreendedores que estão precisando dessa ajuda”, explica.
De acordo com Everton Valois, cerca de 400 pessoas, seja de forma on-line ou presencial, estão sendo atendidas diariamente na tenda do Sebrae em Ceilândia. Segundo ele, isso representa um número elevado e reafirma que o MEI ainda é a porta de entrada para o empreendedorismo.
“Hoje nós tivemos programações voltadas para controle financeiro e para crédito. Cada dia foi específico para arte empresarial. Amanhã (24) teremos palestra mais voltadas, além de crédito, para a divulgação das suas empresas nas mídias sociais para fazer o marketing, para fazer esse tipo de vendas”, diz.
Para quem não puder ir até a tenda do Sebrae em Ceilândia, Everton lembra que há no Distrito Federal três unidades que atendem diariamente com os mesmos serviços que estão sendo ofertados durante a Semana do MEI. As agências ficam em Taguatinga (atrás da Feira dos Goianos), na W3 Norte (na 512) e no SIA – trecho 3.
“Busque o Sebrae que nós temos várias ferramentas de capacitação que, além de ajudar o empresário que tem uma loja, ajudamos também com as vendas on-line que estão crescendo muito e ele consegue aprender a divulgar sua empresa nas mídias sociais para vender pela internet e com isso ele consegue atingir um nível nacional”, ressalta Valois.
O instrutor lembrou ainda que maio é o último para que os MEIs façam a declaração anual sem pagar multa. “A gente voltou essa semana para ajudar os empreendedores a fazer as declarações para não perder o prazo. A declaração pode ser feita a qualquer época do ano, mas terá que pagar uma multa e se não pagar pode cair na malha fina”, destaca.
Além de programações presenciais promovidas pelas unidades do Sebrae nos estados, há ainda palestras e oficinas on-line, transmitidas ao vivo nas redes sociais da entidade.
Confira mais: sebrae.com.br/semanadomei.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento