Ir para o conteúdo
Casa Saúde Gripe: influenza A avança no Brasil e 20 estados estão em alerta
Saúde

Gripe: influenza A avança no Brasil e 20 estados estão em alerta

Compartilhar
Compartilhar

Fiocruz alerta para crescimento da gripe (influenza A) e VSR, com impacto em hospitalizações e mortes, especialmente entre crianças e idosos

O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (22/5), revela o aumento dos casos de influenza A no Brasil, com tendência de crescimento para as próximas semanas, com a aproximação do inverno.

A alta de casos colocou 20 estados em alerta para prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), evolução potencialmente fatal de vírus respiratórios, cuja causa principal em adultos é a influenza A — 69% das mortes relacionadas à SRAG são consequência da gripe.

O avanço ocorre de forma mais intensa na região Centro-Sul, mas também atinge estados do Norte e Nordeste, impactando as redes de saúde. Estados do Norte, que estavam em nível de segurança nas últimas semanas, foram colocados em nível de risco.

A análise corresponde à semana epidemiológica 20 (de 11 a 17 de maio) e aponta ainda aumento de casos de SRAG por conta do vírus sincicial respiratório (VSR), especialmente em crianças. O VSR é o principal causador de óbitos em bebês menores de 2 anos.Play Video

Gripe em alerta em 20 estados

A Fiocruz identificou o aumento sustentado de SRAG nas tendências de curto e longo prazo. Esse crescimento está relacionado à disseminação simultânea de influenza A e VSR. Vinte das 27 unidades federativas estão em nível de risco (5) ou alto risco (15), com tendência de crescimento: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo InfoGripe, reforça a importância da vacinação contra a influenza, ampliada na maior parte das cidades brasileiras: “Todas as faixas etárias podem se beneficiar da vacina. Quem não faz parte dos grupos prioritários, e se o município ampliou a vacinação, aproveite também para se vacinar. No mais, está mantida a recomendação de uso de máscaras em locais fechados, com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde. Assim como a manutenção de medidas de etiqueta respiratória”, conclui ela.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

SUS usará membrana retirada no parto para tratar queimaduras. Entenda

Técnica que usa membrana que envolve o feto foi incorporada ao SUS...

Entenda o que é pneumonia silenciosa, que tem alertado autoridades

Casos de pneumonia aumentam no país, especialmente em São Paulo, e chamam...

Malária: entenda como a doença afetou a saúde de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado era considerado um dos maiores fotógrafos do mundo. A morte...

Hran inaugura unidade pioneira de cirurgia bariátrica no DF

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) inaugurou, nesta quarta-feira (21), um...