O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (22) manter a prisão do general Braga Netto, preso no âmbito das investigações do inquérito da tentativa de golpe de Estado.
O general da reserva e vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022 está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é um dos réus do núcleo 1 da trama golpista, grupo que também inclui o ex-presidente e o general Augusto Heleno.
A decisão do ministro foi tomada após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela manutenção da prisão.
Segundo Moraes, a soltura de Braga Netto pode atrapalhar o andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe.
O ministro citou o depoimento prestado ontem (21) ao Supremo pelo ex-comandante da Aeronáutica Baptista Júnior, que relatou ameaças contra seus familiares. “A testemunha de acusação afirmou em seu depoimento que o réu Walter Souza Braga Netto foi responsável por orientar militares golpistas a pressionar a testemunha e a sua família, uma vez que o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi contrário ao plano golpista da organização criminosa. Salientou, ainda, que encerrou suas contas em redes sociais, considerando a intensa pressão exercida pelos militares golpistas, orientados por Walter Souza Braga Netto”, justificou o ministro.
Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Ibaneis visita AgroBrasília e anuncia mais investimentos para o setor
Governador anuncia fundo de R$ 15 milhões para pequenos e médios produtores e destaca crescimento do agro no DF O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou nesta sexta-feira (23/5) a 16ª edição da AgroBrasília, realizada na sede da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). O evento, que vai até sábado (24/5), deve…
“General Heleno é um ícone de nossa geração”, diz Mourão em depoimento
Vice-presidente no governo de Bolsonaro, Mourão foi convocado a depor como testemunha de Augusto Heleno, ex-ministro do GSI e réu por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou em depoimento na tarde desta sexta-feira (23/5), ao responder questionamento sobre a conduta do general da reserva Augusto Heleno, que trata-se de…
Mapa determina recolhimento de cafés impróprios; veja lista de marcas e lotes
Os produtos têm impurezas e micotoxinas acima do permitido e lotes devem ser retirados do mercado “imediatamente”, diz pasta da Agricultura O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou nesta sexta-feira (23/5) o recolhimento de três lotes de café torrado considerados impróprios para consumo. A medida atinge produtos das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, que…
Deixe um comentário