Ir para o conteúdo
Casa Mundo Trump anuncia que Rússia e Ucrânia trocarão prisioneiros: “Grandioso”
Mundo

Trump anuncia que Rússia e Ucrânia trocarão prisioneiros: “Grandioso”

Compartilhar
Compartilhar

Trump, em sua rede Truth Social, afirmou que Rússia e Ucrânia concordaram com “importante troca de prisioneiros” e parabenizou

presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (23/5), usou sua rede Truth Social para anunciar que a Rússia e a Ucrânia concluiram a negociação relativa à troca de prisioneiros de guerra.

“Uma importante troca de prisioneiros acaba de ser concluída entre a Rússia e a Ucrânia. Ela entrará em vigor em breve. Parabéns a ambas as partes pela negociação. Isso pode levar a algo grandioso”, escreveu Trump.

A troca acontece depois de reuniões entre líderes russos e ucranianos, em Istambul, na Turquia, e da conversa telefônica entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin.

No dia 22 de maio, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, ao jornal russo TASS que Moscou havia recebido de Kiev uma lista de prisioneiros para uma troca de “1 mil por 1 mil”.

Antes, Peskov já havia observado que a Rússia tinha interesse em realizar a troca o mais rápido possível, mas que se trata de um processo bastante intenso.

A primeira rodada de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia ocorreu no dia 16 de maio, em Istambul. Depois da reunião, Rússia e Ucrânia concordaram em realizar a troca de “1 mil por 1 mil”.

Cessar-fogo

Trump e Putin conversaram por telefone nesta no dia 19 de maio, por mais de mais de duas horas, para discutir um cessar-fogo imediato entre Rússia e Ucrânia. Após a ligação, o presidente russo afirmou que a conversa “foi muito substancial e muito franca e, no geral, na minha opinião, nesse sentido, muito útil”.

“O presidente dos EUA expressou sua posição sobre a cessação das hostilidades e o cessar-fogo, e, da minha parte, enfatizei que a Rússia defende uma resolução pacífica para a crise ucraniana. Precisamos apenas delinear as rotas mais eficazes para avançar em direção à paz”, disse Putin, sem se comprometer com prazos.

O presidente russo também agradeceu Trump pelo apoio dos EUA na “retomada das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia”.

Putin destacou que “concordamos com o Presidente dos Estados Unidos que a Rússia proporá e está pronta para trabalhar com o lado ucraniano em um memorando sobre um possível futuro tratado de paz definindo uma série de posições, como, por exemplo, princípios de solução, o momento de um possível acordo de paz e assim por diante, incluindo um possível cessar-fogo por um determinado período, se acordos apropriados forem alcançados”.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Trump ameaça taxar Apple em 25% se Iphones não forem feitos nos EUA

Caso Donald Trump de fato aplique tarifas de 25% aos Iphones não...

Justiça impede governo dos EUA de proibir estudantes estrangeiros no país

Juiz federal emitiu liminar que reverte esforços da administração de Trump para...

Venezuela fará eleição em Essequibo, área reivindicada por Maduro

A Venezuela anunciou, nessa quarta-feira (21/5), que fará uma eleição na região de Essequibo,...

Argentina libera população para usar dólares sem declarar origem

O objetivo é que a população use, de forma legalizada, os dólares...