Ir para o conteúdo
Casa Mundo Venezuela fará eleição em Essequibo, área reivindicada por Maduro
Mundo

Venezuela fará eleição em Essequibo, área reivindicada por Maduro

Compartilhar
Compartilhar

Venezuela anunciou, nessa quarta-feira (21/5), que fará uma eleição na região de Essequibo, território da Guiana reivindicado pelo governo de Nicolás Maduro. O pleito será para eleger um governador e oito deputados. As eleições estão previstas para 25 de maio.

Guiana, inclusive, solicitou proteção à Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão jurisdicional da Organização das Nações Unidas (ONU), em março deste ano, depois que a Venezuela convocou eleições para governador na região, área que se tornou alvo de desentedimentos entre os dois países.

A eleição ocorrerá um ano depois de o presidente venezuelano promulgar a “Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo”, que transforma a região em uma província da Venezuela. Essequibo é internacionalmente reconhecido como parte da Guiana e rico em petróleo.

“É inabalável a nossa vontade de recuperar os direitos históricos, territoriais e para além da Guiana Essequiba”, destacou Maduro.

Apesar de a eleição ser para escolher líderes, da região, ninguém do próprio Essequibo poderá participar. Os centros de votação estarão no estado fronteiriço de Bolívar. Está a primeira vez que a Venezuela pretende eleger autoridades para esse território de 160.000 km².

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, classificou como uma “ameaça direta” a eleição organizada pela Venezuela na região. Ali declarou que a iniciativa venezuelana viola a soberania da Guiana e compromete a estabilidade regional.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “General Heleno é um ícone de nossa geração”, diz Mourão em depoimento

    “General Heleno é um ícone de nossa geração”, diz Mourão em depoimento

    Vice-presidente no governo de Bolsonaro, Mourão foi convocado a depor como testemunha de Augusto Heleno, ex-ministro do GSI e réu por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou em depoimento na tarde desta sexta-feira (23/5), ao responder questionamento sobre a conduta do general da reserva Augusto Heleno, que trata-se de…

  • Mapa determina recolhimento de cafés impróprios; veja lista de marcas e lotes

    Mapa determina recolhimento de cafés impróprios; veja lista de marcas e lotes

    Os produtos têm impurezas e micotoxinas acima do permitido e lotes devem ser retirados do mercado “imediatamente”, diz pasta da Agricultura O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou nesta sexta-feira (23/5) o recolhimento de três lotes de café torrado considerados impróprios para consumo. A medida atinge produtos das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, que…

  • Censo 2022: Brasil Tem 14,4 Milhões de Pessoas com Deficiência — Veja Dados, Desafios e Caminhos para a Inclusão

    Censo 2022: Brasil Tem 14,4 Milhões de Pessoas com Deficiência — Veja Dados, Desafios e Caminhos para a Inclusão

    Os números do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trazem um retrato inédito e detalhado da população brasileira com deficiência. Segundo os dados, mais de 14,4 milhões de pessoas se declararam com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 7,25% da população brasileira. Esses dados não são apenas estatísticas. Eles carregam histórias,…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Trump anuncia que Rússia e Ucrânia trocarão prisioneiros: “Grandioso”

Trump, em sua rede Truth Social, afirmou que Rússia e Ucrânia concordaram...

Trump ameaça taxar Apple em 25% se Iphones não forem feitos nos EUA

Caso Donald Trump de fato aplique tarifas de 25% aos Iphones não...

Justiça impede governo dos EUA de proibir estudantes estrangeiros no país

Juiz federal emitiu liminar que reverte esforços da administração de Trump para...

Argentina libera população para usar dólares sem declarar origem

O objetivo é que a população use, de forma legalizada, os dólares...