A Venezuela anunciou, nessa quarta-feira (21/5), que fará uma eleição na região de Essequibo, território da Guiana reivindicado pelo governo de Nicolás Maduro. O pleito será para eleger um governador e oito deputados. As eleições estão previstas para 25 de maio.
A Guiana, inclusive, solicitou proteção à Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão jurisdicional da Organização das Nações Unidas (ONU), em março deste ano, depois que a Venezuela convocou eleições para governador na região, área que se tornou alvo de desentedimentos entre os dois países.
A eleição ocorrerá um ano depois de o presidente venezuelano promulgar a “Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo”, que transforma a região em uma província da Venezuela. Essequibo é internacionalmente reconhecido como parte da Guiana e rico em petróleo.
“É inabalável a nossa vontade de recuperar os direitos históricos, territoriais e para além da Guiana Essequiba”, destacou Maduro.
Apesar de a eleição ser para escolher líderes, da região, ninguém do próprio Essequibo poderá participar. Os centros de votação estarão no estado fronteiriço de Bolívar. Está a primeira vez que a Venezuela pretende eleger autoridades para esse território de 160.000 km².
O presidente da Guiana, Irfaan Ali, classificou como uma “ameaça direta” a eleição organizada pela Venezuela na região. Ali declarou que a iniciativa venezuelana viola a soberania da Guiana e compromete a estabilidade regional.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“General Heleno é um ícone de nossa geração”, diz Mourão em depoimento
Vice-presidente no governo de Bolsonaro, Mourão foi convocado a depor como testemunha de Augusto Heleno, ex-ministro do GSI e réu por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou em depoimento na tarde desta sexta-feira (23/5), ao responder questionamento sobre a conduta do general da reserva Augusto Heleno, que trata-se de…
Mapa determina recolhimento de cafés impróprios; veja lista de marcas e lotes
Os produtos têm impurezas e micotoxinas acima do permitido e lotes devem ser retirados do mercado “imediatamente”, diz pasta da Agricultura O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou nesta sexta-feira (23/5) o recolhimento de três lotes de café torrado considerados impróprios para consumo. A medida atinge produtos das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, que…
Censo 2022: Brasil Tem 14,4 Milhões de Pessoas com Deficiência — Veja Dados, Desafios e Caminhos para a Inclusão
Os números do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trazem um retrato inédito e detalhado da população brasileira com deficiência. Segundo os dados, mais de 14,4 milhões de pessoas se declararam com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 7,25% da população brasileira. Esses dados não são apenas estatísticas. Eles carregam histórias,…
Deixe um comentário