Empresários do DF acreditam que economia deve levar 9 meses para voltar ao normal
Pesquisa encomendada pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) e realizada pelo Instituto Opinião Informação Estratégia em parceria com Sphinx Brasil revelou que na opinião dos empresários a economia no Distrito Federal levará nove meses para voltar a ser como era antes da pandemia do novo coronavírus. O levantamento, que é atualizado diariamente, foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio e foram ouvidos 105 empresários.
Uma das perguntas feitas aos empreendedores foi quanto tempo ele acha que levará o mercado para voltar à normalidade. Na avaliação da maioria dos empresários (33,7%), a normalidade só acontecerá após 10 meses ou mais após o retorno. Na média, os empresários acreditam que vai demorar nove meses e meio para que o mercado retome a situação anterior a pandemia.
Os mais otimistas (5,8%) acreditam que o prazo a recuperação total da atividade será de oito a nove meses. Para 3,5% o tempo necessário será de quatro a cinco meses e para 27,9%, tudo deve voltar ao normal em menos de quatro meses. O estudo mostra que 62,9% dos empresários entrevistados acreditam em uma queda no faturamento no primeiro mês depois da reabertura dos estabelecimentos. Sobre as demissões, 27,6% afiram que demitiram colaboradores.