“Aliança Global contra Fome é tema principal do G20”, afirma Lula
O pacto internacional estará aberto para adesão dos países a partir desta quarta (24). Para o chefe do Executivo, a pauta “coloca o Brasil no cenário internacional”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (23/7) que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o “tema principal” da presidência brasileira do G20. O pacto internacional estará aberto para adesão dos países a partir de amanhã.
“A fome e a pobreza são um fenômeno do comportamento humano, ou seja, dos dirigentes políticos. Então, a ideia de a gente criar essa coisa importante da aliança global contra a desigualdade e a fome é a razão principal, o tema principal do G20”, disse em entrevista concedida a jornalistas de agências internacionais.
Para o chefe do Executivo, a pauta “coloca o Brasil no cenário internacional”. “Sobretudo com três temas que nós consideramos extremamente importantes. O primeiro deles: a luta contra a desigualdade e o combate à fome nesse país. A luta contra a desigualdade, a luta contra a fome, a luta contra a pobreza, é uma luta que não pode ser feita por um país. Ela tem que ser feita pelo conjunto dos países que estão dispostos a assumir essa responsabilidade, eu diria, histórica”, afirmou.
A iniciativa estabelece mecanismos para mobilizar recursos financeiros para apoiar a políticas públicas de combate à desigualdade e à pobreza. O objetivo, de acordo com o Planalto, é “ampliar bases para o desenvolvimento e superação da fome a longo prazo”. A expectativa é que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza seja definitivamente lançada em novembro, na capital fluminense, durante a Cúpula de Líderes do G20.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- OAB Nacional exige responsabilização por ameaças à democracia
- Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos
- Após ajustes, governo corta mais R$ 6 bilhões do Orçamento deste ano
- É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro
- Moraes determina sigilo extremo no inquérito sobre golpe