Presidente do PT-DF comenta sobre possíveis alianças para as eleições de 2022
Durante entrevista ao TaguaCei, o presidente do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF), Jaci Afonso, disse que o partido ainda não tem nenhum nome definido para as eleições de 2022, mas destacou que as tratativas já estão ocorrendo e que, em breve, os candidatos serão escolhidos e anunciados.
“Agora a discussão sobre as alianças nos estados depende do conjunto de alianças que o PT realizar no Brasil inteiro. Nós aqui no Distrito Federal temos nomes que podem ser bons candidatos, estamos estudando e ouvindo a militância”, ressalta o dirigente petista.
No momento, o partido está trabalhando com a renovação dos diretores das setoriais do partidos e das secretarias temáticas. “São esses setoriais que articulam junto com os diretórios regionais a coordenação do programa de governo do PT”, lembra Afonso.
Em seguida, com o programa de governo em mãos, o partido começa a dar início à seleção dos candidatos que irão representar a sigla no pleito do ano que vem.
“A prioridade do PT é para derrotar o Bolsonaro e eleger Lula. Desde março todas as resoluções são aprovadas por unanimidade, então essa estratégia nós estamos combinando com o presidente Lula e com o Distrito Federal”, explica Afonso.
Mas em razão da conjuntura política, que está sendo afetada pela crise econômica e pela pandemia de covid-19, Jaci Afonso lembra que o partido não pode ser dar ao luxo de construir candidaturas sem, antes, conversar com os outros partidos de oposição ao governo Bolsonaro e à gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB).
“Nós estamos aguardando uma orientação do PT nacional, mas o PT precisa dialogar. É um jogo de xadrez com os outros partidos porque nós não podemos dizer que não podemos abrir mão de candidatos e de dialogar com outros partidos, pois precisamos de alianças tanto para a eleição quanto para governar”, defende o petista.
Como Jaci ponderou, o PT-DF possui excelentes nomes que têm projeção na capital federal e seriam bons candidatos, porém, o atual momento, exigirá que o partido não seja “arrogante e achar que só ele tem candidatos bons”. “O PT tem candidato bom e reafirmo isso, mas ou outros partidos também têm. Então nós temos que encontrar esse equilíbrio”, destaca.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber