DF ganha Estatuto da Pessoa com Diabetes
Entrou em vigor, nessa quinta-feira (18), o Estatuto da Pessoa com Diabetes, instituído pela Lei nº 7.409/2024. O texto reúne normas e direitos relativos às pessoas com diabetes, prevendo situações de atendimento prioritário nos serviços de saúde, fornecimento de medicamentos e oferta de alimentação escolar adequada, entre outras garantias.
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina (hormônio que regula a glicose no sangue) e pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, entre outros órgãos. Daí a necessidade de uma atenção integral aos pacientes, o que está previsto no Estatuto.
A lei prevê, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento em diversas especialidades médicas, bem como acompanhamento psicológico, nutricional, odontológico e de oficinas terapêuticas. Além disso, a norma atribui ao Poder Público a promoção de ações e campanhas preventivas da doença.
O autor da proposta, deputado Hermeto (MDB), explica que o objetivo do Estatuto é “assegurar o direito fundamental à saúde e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com diabetes”.
“Essa proposta reúne todas as normas destinadas a assegurar, promover e proteger os direitos dessas pessoas no Distrito Federal”, conclui.
A Secretaria de Saúde do DF conta com uma coordenação específica para diabetes. Para ter mais informações sobre os serviços oferecidos, clique aqui.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.