youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Coronavírus: GDF monta espaços de acolhimento para população em situação de rua

By  |  0 Comments

Pessoas em situação de rua terão local para isolamento a partir desta terça feira (24). A medida é para protegê-los e evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Em um primeiro momento serão quatro espaços de acolhimento, com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kits de higiene, acompanhamento social e segurança. Ao todo, serão 650 vagas em endereços no Plano Piloto – número que poderá aumentar de acordo com a necessidade. ​

Um desses acampamentos começou a ser montado nesta segunda-feira (23), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, na área dos paddocks. O local deve ser disponibilizado a partir de terça-feira (24) à noite e tem capacidade para abrigar até 200 pessoas. O autódromo foi escolhido por ser amplo e ideal para evitar aglomerações e ter uma estrutura mínima de higienização pessoal. A Polícia Militar do DF fará a segurança do local. Haverá duas tendas de 100 metros quadrados cada, dez tendas de 36 metros quadrados, cinquenta contêineres (para dormitório) e pelo menos trinta estruturas especiais que servirão de banheiro.

Além do Autódromo Internacional Nelson Piquet, as pessoas em situação de rua vão ser acolhidos nos seguintes endereços: Movimento Eureka (906 Norte), Creas Diversidade (614/615 Sul) e Centro Pop (903 Sul). O Movimento Eureka acolherá apenas casos de pessoas que apresentarem sintomas da doença, mas que ainda não necessitam de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais pontos vão receber pessoas em situação de rua que não apresentam sintomas da Covid-19.

Essa é a primeira ação dentro de um planejamento estratégico no combate à proliferação do novo coronavírus junto a esse público, e une as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Segurança Pública, de Cidades e de Saúde, além da Administração Regional do Plano Piloto.

O transporte das pessoas em situação de risco para os acampamentos será feito por instituições parceiras da Sedes, em vans e veículos apropriados. A alimentação virá dos contratos vigentes da Sedes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Ricardo Guterres, a medida é mais uma que vai na linha das adotadas antecipadamente pelo GDF. “Estamos nos preparando para todos os cenários possíveis. A ideia é tentar se antecipar ao máximo e ofertar o cuidado que a população precisa”, destaca.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *