youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Turma feliz, vacina em dia! Idosos estão entre os que mais buscam imunização

By  |  0 Comments

Terceira idade se orgulha de manter o cartão de imunização atualizado. Especialistas destacam a importância dessa decisão. Vacina faz treinamento do sistema imunológico e deixa as pessoas mais protegidas contra micro-organismos

Em tempos de negacionismo, manter o cartão de vacinação completo e em dia é motivo de orgulho para muitos, principalmente na terceira idade, grupo prioritário nas campanhas de incentivo à imunização contra a influenza. Na fila para tomar a vacina contra gripe, na Unidade Básica de Saúde 2, da Asa Norte, o papo, descontraído, girou em torno desse tema. O aposentado André Campolina, de 77 anos, por exemplo, contou que não perde uma campanha. “Vacinar-se é garantir a proteção de si e do outro”, comentou, em concordância com o colega Marcos Parente, 65, que lembrou a importância da imunização. “Questão de saúde e de respeito, não é?”, disse. 

Orgulhoso, André mostrou seus cartões de vacinação repletos de carimbos. O mais antigo era de 2008, também contra gripe. Apesar de lamentar ainda não haver uma vacina contra a dengue disponível para a sua idade, ele relatou que aconselha todos a se vacinarem. “Tem vacinação, eu ‘tô’ dentro. E nem dói, sabe? Não sinto nada”, garantiu. 

Quem também assegura não se abalar com a “picadinha” é Rosa Farias, 83, que recordou não ter tido febre nem dor quando tomou as doses contra covid-19, como confirmou Idaiana de Souza, 41, cuidadora da aposentada. “Ela ficou com o braço inchado e sensível, mas não reclamou de nada nem mostrou qualquer incômodo”, disse. Segundo a cuidadora, dona Rosa é uma grande incentivadora da vacinação entre os amigos e familiares. “Ela sempre lembra e me cobra que eu esteja vacinada. Faz o mesmo com os filhos e netos”, completou a profissional. 

Rosa lembrou de um episódio no qual contraiu o vírus da covid-19, mas manifestou poucos sintomas e se recuperou rapidamente. “Como tenho hipertensão e diabetes, se não estivesse vacinada, poderia ter vivenciado uma grave situação de saúde.” A aposentada, que também tem o cartão preenchido com carimbos, enalteceu os imunizantes e afirmou acreditar no potencial das vacinas. “Vou me vacinar até morrer. E, se tiver vacinas para defunto, eu tomo também”, disse, aos risos. 

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *