Ir para o conteúdo
Casa Saúde Profissionais da rede pública de saúde são capacitados em emergências obstétricas
Saúde

Profissionais da rede pública de saúde são capacitados em emergências obstétricas

Compartilhar
Compartilhar

Treinamento busca qualificar o atendimento e reduzir mortes maternas evitáveis no DF

Médicos e enfermeiros que atuam nos centros obstétricos e na Casa de Parto de São Sebastião, da Secretaria de Saúde (SES-DF), participaram do Curso de Emergências Obstétricas nessa quinta-feira (22). Com aulas teóricas e práticas, a capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para agir com precisão e segurança em situações críticas envolvendo gestantes, com foco na redução da mortalidade materna. O treinamento ocorreu no Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu-DF.

“Esta capacitação é uma ferramenta poderosa para prevenir mortes maternas evitáveis, que trazem impactos profundos não apenas para a mulher, mas também para seus filhos, sua família e toda a comunidade”, destacou Gabrielle Mendonça, gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e coordenadora da Rede Materna Infantil da SES-DF.

Nessa quinta (22), médicos e enfermeiros que atuam nos centros obstétricos e na Casa de Parto de São Sebastião, da rede pública de saúde, participaram do Curso de Emergências Obstétricas | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Temas abordados

Entre os temas discutidos, estavam o reconhecimento precoce da paciente crítica, sepse, hemorragia pós-parto e acretismo placentário – condição que tem se tornado mais comum no DF devido ao aumento no número de cesarianas, exigindo cuidados específicos.

Para a médica ginecologista do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Patrícia Carvalho, o curso trouxe aprendizados práticos que já impactaram sua atuação. “Logo nas primeiras aulas percebi que, em algumas situações, eu teria tomado decisões erradas. A atualização é fundamental, pois as diretrizes mudam constantemente”, afirmou.

A capacitação também reforça a importância do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio. A data convida à reflexão sobre práticas que podem salvar vidas. Um exemplo é a estimativa visual da perda sanguínea em casos de hemorragia pós-parto, tema abordado pela responsável técnica distrital (RTD) de Enfermagem Obstétrica, Raquel Diógenes. “Frequentemente subestimamos ou superestimamos a perda de sangue. Por isso, treinamos os profissionais para desenvolver um olhar clínico mais preciso e intervir com rapidez e segurança”, explicou.

Entre os temas discutidos, estavam o reconhecimento precoce da paciente crítica, sepse, hemorragia pós-parto e acretismo placentário

Trabalho conjunto

O curso é resultado de uma parceria entre a Gerência de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF) e o NEU do Samu 192 DF. A chefe do NEU, Carolina Cunha, reforça a importância da atuação integrada: “O atendimento, muitas vezes, começa ainda no pré-hospitalar. Por isso, os enfermeiros do Samu participam ativamente da capacitação. Estar preparado desde o primeiro contato pode ser decisivo para o desfecho da gestante. É um cuidado que começa na ambulância e precisa estar alinhado com toda a rede de saúde”.

Desde 2018, mais de 300 profissionais já foram capacitados. Nesta edição, 30 servidores – entre médicos e enfermeiros – participaram do treinamento. Novas turmas estão previstas para o segundo semestre de 2025.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Idosos são os que registram mais casos de câncer de pele

Envelhecimento da população e maior exposição durante a vida são as principais...

‘Harmonização peniana’: o que é, como funciona e quais são os riscos

Ao Correio, especialistas desmistificam procedimentos estéticos destinados à melhora da aparência e...

SUS usará membrana retirada no parto para tratar queimaduras. Entenda

Técnica que usa membrana que envolve o feto foi incorporada ao SUS...

Entenda o que é pneumonia silenciosa, que tem alertado autoridades

Casos de pneumonia aumentam no país, especialmente em São Paulo, e chamam...