youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Após tomar posse na Delegacia Especial à Mulher, em Ceilândia, Adriana Romana fala sobre as ações da unidade para o próximo período

By  |  0 Comments
A delegada passa a ocupar um cargo, que em suas palavras, é considerado por ela como “uma grande honra”. “Porque eu comecei trabalhar na Polícia Civil aqui em Ceilândia”, ela explica.

Recém-empossada como delegada Delegacia de Atendimento Especial à Mulher II (Deam II) da Polícia Civil, Adriana Romana, falou com o TaguaCei sobre as ações da unidade para os próximos meses. Romana já trabalhou na Deam I e nas delegacias 19ª, 23ª e 24ª, todas em Ceilândia. A delegada passa a ocupar um cargo, que em suas palavras, é considerado por ela como “uma grande honra”. “Porque eu comecei trabalhar na Polícia Civil aqui em Ceilândia”, ela explica.

A Deam II vai ficar responsável exclusivamente para atende a região administrativa de Ceilândia. Mas conforme explica a delegada, qualquer vítima pode buscar os serviços. Enquadram-se nos tipos de crime investigados pela delegacia especial, atos que se enquadrem na lei Maria da Penha, na violência doméstica familiar, em crimes contra a dignidade sexual e em maus tratos ou abandono de incapaz de meninas e adolescentes e idosos.

Sobre o crime de feminicídio, Adriana Romana explica: “tentativa de homicídio resulta numa violência grave. É quando a pessoa pratica um ato que pode levar à morte.”

Sobre o crime de feminicídio, Adriana Romana explica: “tentativa de homicídio resulta numa violência grave. É quando a pessoa pratica um ato que pode levar à morte.”

Ceilândia, por ser a maior cidade do Distrito Federal em número populacional, tem também o maior número de casos de violência contra a mulher. De acordo com dados da Deam II, esses casos são mais acentuados em Ceilândia, mas em todo o DF os números são expressivo, afirma Romana. “Ceilândia, junto com o Sol Nascente, é a cidade do DF que tem o maior índice de crimes desta natureza.”

 A delegada salienta que a maioria dos casos de violência contra a mulher acontece dentro de casa. Segundo ela, esse tipo de crime não faz distinção de classe social, ou seja, acontece entre pobres e ricos. Em sua opinião, muitos casos de violência chegam à morte por não terem sidos denunciados a tempo.

Dra Adriana Romana já trabalhou na Deam I e nas delegacias 19ª, 23ª e 24ª, todas em Ceilândia.

“A maioria das mulheres que foram vítimas de feminicídio não tiveram nenhum registro policial. Talvez [isso ocorra] pelo fato que elas próprias não entendiam que estavam dentro de um ciclo de violência”, esclarece Romana.

A delegada lembra ainda que o crime contra a mulher não se resume apenas em violência física, mas outras ações também podem ser consideradas como atos de agressão à mulher. “Porque não é só o crime que vem trazer a violência. Um relacionamento abusivo também. Um controle excessivo sobre a conduta da mulher, às vezes, ela entende que essa relação de controle é uma relação de cuidado, de amor, mas quando se avalia percebe-se que não é.”

Por isso, Romana aconselha que qualquer ato de violência, seja ela mais banal que possa ser, deve ser imediatamente denunciado. “Se nós não temos o conhecimento que essa violência está ocorrendo, a gente não tem como buscar essa mulher. Não tem como ajudá-la”, diz.

Estrutura

A Deam II está instalada na 15ª Delegacia de Polícia Civil, no centro de Ceilândia

No DF, segundo a Polícia Civil, em 2019, houve 34 casos de feminicídio. Este ano, são oito casos até o momento.

O corpo de profissionais voltado a essas ações, segundo Romana, no momento é de 49 policiais. A Deam II funciona em período integral, ou seja, 24 horas.

A Deam II em Ceilândia está instalada no mesmo prédio da 15ª Delegacia da Polícia Civil, localizada no centro de Ceilândia, próximo à Feira Central. Lá também está funcionando uma posto do Instituto Médico Legal (IML) justamente para dar suporte à DP e a Deam II.

Os telefones para denúncias são 3207 7382-3207 7405-197 e 180.

Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *