
PF deflagra operação contra fraudes em benefícios previdenciários
Pelo menos 49 casos de fraude envolvendo contas bancárias fraudulentas foram identificadas
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação TBM, que tem como objetivo apurar fraudes em benefícios previdenciários. As diligências apontam que os criminosos atuavam por meio de falsificação de documentos e abertura de contas irregulares na Caixa Econômica Federal.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. De acordo com a PF, “as investigações indicam que, entre os anos de 2019 e 2022, um grupo criminoso, composto por 11 pessoas, se passava por beneficiários do INSS. Utilizando documentos falsos, os criminosos abriram contas na CEF e pediram a transferência de benefícios previdenciários (TBM) para essas contas”.
Além disso, as investigações apontam que em algumas ocasiões os criminosos realizaram empréstimos consignados, usando a margem dos benefícios desviados.
“Os reais beneficiários, ao perceberem que seus benefícios não haviam sido recebidos, procuravam o INSS e descobriam que os valores tinham sido desviados para contas desconhecidas abertas pelos falsários”, informou a PF.
A Força-Tarefa Previdenciária também participa da operação. O grupo está em atuação há 22 anos, e é composto pelo Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal.
As investigações revelaram fraudes em pelo menos 49 contas da Caixa e benefícios previdenciários. As identidades utilizadas ostentavam fotos dos mesmos investigados.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia
- Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
- Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
- TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia
- Violência doméstica: “A casa é o ambiente mais inseguro”, diz promotora