🎉 *Sindsep-DF: 36 anos defendendo o servidor e o serviço público*🎉🗓 Quando: *Sexta-feira* | *25* de agosto
🎉🎉🎉 Sindsep-DF: 36 anos defendendo o servidor e o serviço público
🥂 Vem comemorar com a gente!
🥳 O Sindsep-DF convida todos os servidores da sua base para Ato Político-Cultural em comemoração aos seus 36 anos de fundação. A atividade será realizada na sexta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 12h, no tradicional Espaço do Servidor, entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios.
🚩🚩 Fundado em 28 de agosto de 1987 – antes mesmo de promulgada a Constituição que consolidou o direito dos servidores à livre associação sindical –, o Sindsep-DF ao longo de quase quatro décadas não apenas testemunhou como participou ativamente de momentos históricos do país.
👏🏽 Ainda em 1987, fez parte do processo constituinte organizando os servidores no sentido de garantir na Constituição conquistas importantíssimas e até então inéditas para o funcionalismo público, como o direito à greve e à sindicalização, concurso público, estabilidade no emprego, Regime Jurídico Único (que deu origem à Lei 8.112/90), e aposentadoria por tempo de serviço, entre outras vitórias.
👊🏽👊🏽 Consciente do seu papel transformador, o Sindsep-DF também foi um dos protagonistas do impeachment do presidente Collor e da eleição do primeiro presidente operário, Luiz Inácio Lula da Silva. Já na história recente do Brasil, o sindicato foi um dos primeiros a alertar os trabalhadores sobre o golpe de Estado que culminou com a saída da presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff, a criminalização dos movimentos sociais e sindicais, a prisão do presidente Lula, e a retirada de direitos da classe trabalhadora através da Emenda Constitucional 95/2016 (congelamento salarial por 20 anos); da terceirização sem limites (Lei 13.429/2017); da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), e da Reforma da Previdência (EC 103/2019).
😷 Em meio à pandemia de Covid-19, o sindicato permaneceu firme na defesa intransigente da vida, em favor de vacina para todos, pelo pagamento de auxílio-emergencial no valor de R$ 600,00 e contra toda e qualquer retirada de direitos dos trabalhadores. Nesse período também organizou os servidores, em conjunto com a CUT e demais entidades representativas do funcionalismo, para a luta contra a PEC 32/2020, a mal chamada Reforma Administrativa, impedindo por consecutivas vezes a sua votação no plenário da Câmara.
🤜🏽🤛🏿 Em 2023, graças à unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, dos setores público e privado, o Brasil retomou o curso da democracia, mas a luta pela valorização dos servidores e para recuperar o serviço público continua. É preciso manter a mobilização para conseguir incluir no Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2024 os recursos para a recomposição das perdas salariais acumuladas dos governos Temer e Bolsonaro; e voltar a organizar os servidores para impedir que a PEC 32 retorne à pauta de votação do Congresso.
🎉 Sindsep-DF: 36 anos defendendo o servidor e o serviço público🎉
🗓 Quando: Sexta-feira | 25 de agosto
⏰ Hora/Local: A partir das 12h | Espaço do Servidor – entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios.
🥂 Programação: Debate Político | Campanha Salarial | Música ao vivo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.