youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ricardo Vale convida população a participar da plenária de prestação de conta de seu mandato; evento acontece sábado (26), a partir das 9h, no auditório da CLDF

By  |  0 Comments

Em entrevista ao TaguaCei, o deputado distrital Ricardo Vale (PT) convidou a população a participar da plenária de prestação de contas de seu mandato que irá ocorrer neste sábado (26), a partir das 9h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Conforme destacou o distrital, a iniciativa visa não só apresentar um balanço do mandato até o momento, mas também ser um canal para ouvir a população e suas principais demandas.

“Vai ser um momento importante porque nós queremos prestar contas, mas também queremos apontar e discutir com a nossa militância, com os companheiros e companheiras para sabermos o que devemos fazer neste segundo semestre para que a gente possa fechar este ano com chave de ouro”, disse Vale.

Essa é mais uma forma que o distrital encontrou para falar com seus eleitores e cidadãos, pois, segundo ele, só assim é possível “construir um Distrito Federal melhor para todos os moradores e moradoras da capital federal”.

Dia do Rock

Tramita na CLDF, onde Vale é vice-presidente, um projeto de lei de sua autoria que cria o Dia do Rock Brasiliense. O Distrito Federal, que já foi terreno para o surgimento de bandas de destaque nacional, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial e muitas outras, seria prestigiado com essa data que, conforme estabelece o projeto, passará a vigorar no calendário de eventos oficiais do DF.

“A importância do rock de Brasília para a cultura local e nacional é muito grande. Essas bandas que surgiram aqui levaram e levam o rock não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro. Foi um momento rico na nossa história e nós não podemos deixar isso se perder”, explica.

Vale ressalta que é preciso preservar o “legado” que esses grupos musicais deixaram na cultura e na arte da capital da República. “A gente não pode perder esse legado. Por isso estamos propondo em criar o Dia do Rock, que também vai servir para incentivar as bandas autorais, muita coisa boa no DF, por isso, esse projeto vai ser importante não só para o Rock, mas para a cultura em geral”, afirma o distrital.

Frente da Rádio Comunitária

Ainda nesta entrevista, o distrital também comentou sobre a Frente Parlamentar em Defesa das Rádios Comunitárias do Distrito Federal que foi lançada no último dia 11. Segundo Vale, a frente vai dar uma atenção especial para um segmento, que diferente dos jornais, sites e blogs alternativos, que precisa de um atendimento diferenciado.

“A gente aqui na Câmara, com a verba de 10% para jornais alternativos, já ajudamos muitos jornais, muitos blogs, inclusive, acho que tem que ser mais. Mas acho fundamental esse projeto porque é uma forma que nós encontramos de atender a essa mídia alternativa que já presta um serviço muito importante de divulgar, de fiscalizar, inclusive, de fiscalizar a Casa”, lembrou Vale.

A lei que Ricardo Vale menciona, é a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 52 de 2013, de autoria da ex-deputada Luzia de Paula, que determina que do total de recursos destinados à publicidade no orçamento anual do Distrito Federal, no mínimo, 10% deverão ser destinados para contratos entre os órgãos públicos e veículos de mídia alternativa e comunitária e redes sociais.

Ao ser questionado por nossa reportagem que os 10% seria pouco, já que a lei fala de no mínimo de 10%, o distrital falou sobre a possibilidade da Casa ou o governo enviar à Câmara um projeto de lei que aumente esse mínimo estabelecido.

PT – Lula

Distrital pelo PT, Ricardo Vale também falou sobre os primeiros seis meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e ressaltou que o governo ainda está arrumando as casa e que no próximo período a tendência é que a população já começa a sentir os efeitos positivos das ações que estão sendo implantadas pelo atual governo. Como exemplo ele citou a volta de programas como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médico, e destacou a recente aprovação do arcabouço fiscal que vai substituir o teto de gasto aprovado ainda no governo do ex-presidente Michel Temer.

“O país está sendo reconstruído. O governo Lula está no caminho certo e nós temos mais é que comemorar, e o Lula tem cumprido com o que ele assumiu no nosso país”, afirma. “Estamos ainda no início do governo, ainda tem muitas forças contrárias, o bolsonarismo ainda está tentando atrapalhar o nosso governo, mas a gente sabe que nós vamos passar por esse período e o país vai entrar num momento de geração de emprego, de criação de políticas públicas importantes que vai beneficiar o nosso povo”, diz.

PL Uniforme

Por fim, o distrital ainda comentou sobre o projeto de lei de sua autoria que visa implantar um novo modelo aquisição do uniforme escolar para os estudantes da rede pública de ensino. Pela proposta do projeto, fica estabelecido um programa que fará a implementação de um cartão para a compra de vestuário estudantil em malharias do próprio DF.

“Esse projeto de lei vai fazer com que o Cartão Material Escolar permita a compra dos uniformes aqui no DF. Que o aluno possa escolher em qual malharia ele quer comprar, o diretor da escola também, mas, sobretudo, que essa compra seja feita aqui, para favorecer o comércio daqui, a indústria daqui, para gerar emprego e renda para nossa cidade”, detalha.

Para discutir esse projeto, será realizado neste quinta-feira (24), no auditório da CLDF, uma comissão geral para discutir o PL 505/2023, que institui o Programa e o Cartão Uniforme Escolar no Distrito Federal.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *