Ir para o conteúdo
Casa Congresso Escala 6 x 1: demora para protocolar PEC foi estratégica, diz Erika
Congresso

Escala 6 x 1: demora para protocolar PEC foi estratégica, diz Erika

Compartilhar
Compartilhar

Segundo a deputada do PSol, um protocolo antecipado poderia levar à desmobilização precoce da proposta, que envolve amplo debate econômico e social. No ano passado, a CCJ, responsável pela análise inicial de PECs, estava sob o comando da bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC)

A deputada Erika Hilton (PSol-SP) protocolou nesta terça-feira (25) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil, chamada escala 6 X 1. Em entrevista coletiva, a parlamentar explicou que a demora no protocolo foi estratégica, diante do cenário político da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano passado. À época, a CCJ, responsável pela análise inicial de PECs, estava sob o comando da deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC).

Segundo ela, um protocolo antecipado poderia levar à desmobilização precoce da proposta, que envolve amplo debate econômico e social sobre a necessidade de revisão das escalas de trabalho, já consideradas obsoletas. Erika destacou ainda exemplos internacionais em que a redução de jornada já mostrou resultados positivos e defendeu que o mesmo modelo seja adaptado à realidade brasileira.

A deputada ressaltou também o amplo apoio popular à iniciativa, citando um abaixo-assinado que já reuniu quase três milhões de assinaturas. Embora ainda não tenha conseguido dialogar diretamente com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), Erika pretende procurá-lo após o carnaval, ocasião em que entregará formalmente o documento com as assinaturas. A deputada também tinha expectativa de encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda hoje para entregar a petição ao petista, o que não se concretizou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)

A oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve protocolar...

Após esforço concentrado, Câmara tem semana de recesso informal

Com apenas dois meses pela frente antes do recesso parlamentar do meio...

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6/5), o requerimento de urgência...

Gilvan da Federal tem mandato suspenso, decide Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados decidiu, nesta...