youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Chico Vigilante propõe coleta conjunta para avaliar real situação do rio Melchior

By  |  0 Comments

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) propôs, na última semana, durante comissão geral realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para discutir com comunidade, autoridades e ambientalistas a situação do Rio Melchior, um desafio às entidades que participaram do evento. Ele pediu para que seja feita uma coleta conjunta, ao longo do rio, cujo resultado permita dar uma ideia concreta da qualidade da água lá existente. “Faço esse apelo à Caesb, Universidade de Brasília, Adasa, SLU e à comunidade, todos juntos”, afirmou.

Além disso, ficou definido que dentro de 180 dias, as instâncias relacionadas ao tema irão apresentar um estudo sobre a contaminação das águas do Melchior, baseando-se em parâmetros internacionais. “Precisamos ainda tratar do assoreamento das margens do rio. Pois não adianta investir na qualidade da água e esquecer os demais problemas”, acrescentou o parlamentar, que tem uma preocupação constante com a situação deste manancial.

Localizado entre Ceilândia e Samambaia, na região que inclui ainda o Sol Nascente/Pôr do Sol, o Rio Melchior recebe 40% dos esgotos do Distrito Federal. Embora, passe por tratamento, o curso d’água de 25 quilômetros é também local de despejo de chorume do aterro sanitário, além de efluentes não tratados resultantes de processos industriais e agrícolas, entre outros.

Essa realidade foi apresentada durante a comissão geral realizada para debater o tema quinta-feira (2), por iniciativa de Vigilante. E, conforme ficou demonstrado, preocupa ativistas ambientais, organizações da sociedade civil, estudiosos e a população residente na bacia hidrográfica na qual o rio está inserido.

 

Com informações do Jornal de Brasília

Siga nossas redes sociais:

https://linktr.ee/jornaltaguacei

https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *