
Julgamento de trama golpista: STF nega recursos e mais detalhes do 1° dia
Foram cinco pedidos preliminares das defesas; todos negados. Com isso, o julgamento será retomado nesta quarta-feira (26/3), com a votação do relator e demais ministros da Primeira Turma do STF
Para a defesa dos denunciados, a participação dos ministros pode ter características de conflito de interesses. O recurso, rejeitado por unanimidade, já havia sido afastado em sessão plenária da Corte na semana passada – (crédito: Antonio Augusto/STF)
Após arguição dos advogados de defesa dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado, foram apresentados pedidos preliminares das defesas, os quais foram debatidos e votados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (25/03). Todos os pedidos foram negados e o julgamento será retomado nesta quarta-feira (26), a partir das 9h30.
Os pedidos apresentados pelas defesas mencionaram uma suposta imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes e pediram o impedimento de Cristiano Zanin e Flávio Dino de julgar o caso.
Para a defesa dos denunciados, a participação dos ministros pode ter características de conflito de interesses. O recurso, rejeitado por unanimidade, já havia sido afastado em sessão plenária da Corte na semana passada.
Além desses, uma possível alteração do julgamento da denúncia da PGR da Primeira Turma — composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino — para o plenário da Corte, onde os 11 ministros podem votar, foi mencionada nas preliminares das defesas. Neste item, apenas o ministro Luiz Fux concordou com a defesa, os demais votaram para manter o julgamento na Primeira Turma.
Outras duas preliminares foram apresentadas. Uma indicava ilegalidades na abertura da investigação, questionava circunstâncias do recolhimento de provas e do acesso da defesa aos documentos da denúncia. Na avaliação dos ministros, não houve práticas irregulares na investigação e na denúncia.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Nova cidade do DF será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros
Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF. Centro Urbano Tororó fará parte do Jardim Botânico A nova cidade do Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, terá uma população maior do que a de 5,3 mil municípios brasileiros e deverá abrigar até 117 mil habitantes. Para se ter ideia…
-
Entenda argumento que absolveu Daniel Alves da condenação na Espanha
Jogador ficou preso por 1 ano e 2 meses, acusado de estuprar uma mulher em boate de Barcelona O ex-jogador Daniel Alves foi absolvido nesta sexta-feira (28/3) da condenação de estupro na Espanha. Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça da Catalunha entendeu que não havia argumentos suficientes no depoimento da mulher que o acusava do crime. No…
-
Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela
Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…